Desafio de Design Odebrecht Braskem 2013

O Desafio de Design Odebrecht Braskem 2013 teve como objetivo promover o design de peças de mobiliário de material plástico para uso em ambientes externos, uma oportunidade para que alunos de algumas instituições apresentassem suas ideias.

A equipe da Mauá, formada pelos alunos do curso de Design de Produto Alan Melo, Leonardo Fantinati e Rodrigo Oliveira, esteve entre as equipes participantes do desafio, que se iniciou em novembro de 2012.

“Esse desafio foi uma excelente oportunidade para os alunos terem uma vivência profissional sobre o desenvolvimento de um projeto com empresas renomadas como as patrocinadoras do evento. Os alunos partiram de um briefing e uma problemática real, tiveram acompanhamento de profissionais de diferentes áreas e foram coordenados por um escritório de design. Foi uma oportunidade única de por em prática o que estão aprendendo na Mauá. Quando se formarem já terão tido uma experiência com dificuldades, e oportunidades reais, estando prontos para encarar desafios que surgem no dia a dia do mercado de trabalho.” destaca a Prof.ª Claudia Facca, coordenadora do curso de Design de Produto da Mauá.

Conversamos com os alunos, que contaram um pouco mais sobre essa experiência. Confira:

Como foi a experiência da participação no Desafio de Design Odebrecht Braskem 2013?
Equipe Mauá – A participação do Desafio de Design foi, acima de tudo, uma oportunidade para nosso desenvolvimento e crescimento profissional, considerando o convívio diário com profissionais de diversas áreas (designers, engenheiros, arquitetos e empresários) em ambientes próprios como agências de Design e salas de reuniões corporativas. Além disso, aprendemos a lidar com prazos, a pressão do dia a dia e outras questões características da profissão de Designer.

O que vocês acharam mais desafiador durante as etapas?
Equipe Mauá – O fator mais desafiador foi a busca pela adequação estética e técnica de nosso projeto para atender as especificações requeridas pelas empresas. O resultado foi conseguir desenvolver um projeto harmonioso em todos os aspectos.

O conhecimento adquirido em sala de aula contribuiu para o bom desempenho no decorrer do desafio? De que forma?
Equipe Mauá – Com certeza, um dos pontos fortes presentes em nosso projeto foi o enfoque técnico do nosso mobiliário. Cada peça foi cuidadosamente pensada em termos de empilhamento, ajustes de posição e customização entre as peças. Como temos uma boa base técnica em nossa grade curricular, nada mais justo do que aplicá-la totalmente para esse Desafio.

Qual a expectativa de influência e visibilidade que a participação nesse desafio trará para carreira de vocês?
Equipe Mauá – Um fator marcante nesse projeto foi a divulgação nas mídias sociais e em programas de TV. Como estudantes, a visibilidade do Desafio e de nosso projeto é de grandes dimensões, isso poderá trazer como resultado mais empregadores interessados em profissionais formados pela Mauá e contatos profissionais, formando um eficiente networking, tendo em vista que ainda estamos em fase de graduação. Ter participado desse projeto, foi um diferencial em nossas carreiras.

Como a experiência na participação do Desafio contribuirá para seus próximos projetos?
Equipe Mauá – A experiência contribuirá para o desenvolvimento de futuros projetos no âmbito de adequação correta ao tema e enfoque às necessidades requeridas pelo cliente e mercado. Aprendemos nesse Desafio quão importante é o projeto estar conceituado e harmonioso em quesitos estéticos e técnicos, pois um fator não sobrevive sem o outro, de forma que o “todo” do produto precisa ser fortemente estudado e alcançado. Este é o objetivo do Design, a busca por soluções esteticamente e tecnicamente viáveis, agregando valor aos produtos, tornando-os verdadeiros “retratos” de nosso tempo e da nossa sociedade.

Confira as fotos do evento de premiação!

Parabéns pelo desempenho, Equipe Mauá! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.