Ingleses criam sabão em pó que absorve a poluição do ar

Foto: Stock.XCHNG

Imaginem que bom seria se usássemos um sabão em pó, que além de lavar nossas roupas, pudesse contribuir com o meio ambiente, combatendo a poluição do ar.

A boa notícia é que ele já existe e é resultado de um projeto, realizado pelo químico Tony Ryan, da Universidade de Sheffield, e da estilista Helen Storey, professora no London College of Fashion, ambos da Inglaterra.

O produto libera substâncias com propriedades catalisadoras que penetram nas roupas durante a lavagem. Em contato com a luz, os tecidos neutralizam moléculas de óxido de nitrogênio, um dos principais gases poluentes na atmosfera.

Batizado de Catclo, o sabão em pó ainda não é comercializado, mas a previsão é de que o produto chegue às prateleiras dos supermercados ainda neste ano. Segundo os inventores, a ação catalisadora do Catclo não danifica as roupas e nem acelera o desgaste do tecido.

Para que a tecnologia fosse popularizada, a dupla abriu mão da patente da invenção. As propriedades do sabão em pó despertaram o interesse de um fabricante britânica de produtos de limpeza.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/ingleses-criam-sabao-em-po-que-absorve-a-poluicao-do-ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.