Foto: Stock.XCHNG
Imaginem que bom seria se usássemos um sabão em pó, que além de lavar nossas roupas, pudesse contribuir com o meio ambiente, combatendo a poluição do ar.
A boa notícia é que ele já existe e é resultado de um projeto, realizado pelo químico Tony Ryan, da Universidade de Sheffield, e da estilista Helen Storey, professora no London College of Fashion, ambos da Inglaterra.
O produto libera substâncias com propriedades catalisadoras que penetram nas roupas durante a lavagem. Em contato com a luz, os tecidos neutralizam moléculas de óxido de nitrogênio, um dos principais gases poluentes na atmosfera.
Batizado de Catclo, o sabão em pó ainda não é comercializado, mas a previsão é de que o produto chegue às prateleiras dos supermercados ainda neste ano. Segundo os inventores, a ação catalisadora do Catclo não danifica as roupas e nem acelera o desgaste do tecido.
Para que a tecnologia fosse popularizada, a dupla abriu mão da patente da invenção. As propriedades do sabão em pó despertaram o interesse de um fabricante britânica de produtos de limpeza.