Peixe robótico analisa limpeza de rios

Fonte: Divulgação 

Imaginem um robô, com formato de peixe, capaz de detectar substâncias tóxicas em ambientes aquáticos.

Cientistas da Michigan State University desenvolveram um aparelho que cumpre essa função. Batizado de Grace, o robô é equipado com uma série de sensores que permitem a coleta de dados sobre temperatura e qualidade da água.

O aparelho consegue percorrer  longas distâncias de forma equilibrada com dois tipos de locomoção: nadando e deslizando.

“A natação exige um constante bater de cauda, o que acarreta um grande consumo de energia. Por essa razão, elaboramos uma forma de fazer com que o aparelho deslizasse também, a fim de evitar transtornos por causa da bateria.” – disse o criador do projeto.  De acordo com ele, o robô consegue deslizar pela ação de uma bomba que propulsiona a água através do peixe.

No final do ano passado, os pesquisadores levaram Grace para um teste no rio Kalamazoo, no estado de Michigan – EUA. O robô superou todas as expectativas conseguindo detectar os locais onde houve derramamento de petróleo em 2010, quando um oleoduto rompeu, resultando na poluição do rio.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/01/peixe-robotico-analisa-se-agua-de-rios-estao-limpas-ou-improprias.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.