Programação Mauá Hands On

Esta é a última semana de inscrições para o Mauá Hands On.

Ainda não se inscreveu? Saiba um pouco mais sobre o que vai acontecer nas oficinas para alunos e professores.


Oficinas para Alunos

Administração – Fábrica de chinelos
Em uma oficina prática e dinâmica, os futuros Administradores conhecerão as diferentes maneiras para se desenhar e gerenciar o setor de manufatura de uma fábrica de chinelos. 

Engenharia Civil – Construa sua ponte
Uma dinâmica, bastante divertida, em que os futuros Engenheiros Civis serão desafiados a superar os obstáculos propostos pelo jogo, inclusive com cálculo do custo simultâneo.

Engenharia Química – Produção de detergente líquido
Os futuros Engenheiros Químicos conhecerão passo a passo o processo de preparação de detergente líquido e a sequência de reações químicas básicas.

Engenharia de Alimentos – Industrialização de sorvetes
Uma deliciosa oficina em que os participantes conhecerão as etapas para o processamento e industrialização de sorvetes. E ainda poderão provar os sorvetes!

Engenharia de Controle e Automação – Robô móvel seguidor de linha
Nesta oficina, os alunos irão desenvolver um robô autônomo capaz de seguir um trajeto definido por uma linha no chão. E no final levarão o robô para casa!

Engenharia Mecânica – Desvendando o motor a combustão interna
Os futuros Engenheiros Mecânicos serão convidados a descobrirem os processos de montagem, desmontagem e funcionamento de um motor.

Engenharia Elétrica – Geração de Energia Elétrica utilizando uma bicicleta
Seguindo a tendência mundial de sustentabilidade, nesse projeto as equipes disputarão quem produzirá energia em menos tempo, pela ação de pedalar numa bicicleta.

Engenharia Eletrônica – Controle de movimentação de um veículo pela web
Na oficina de Engenharia Eletrônica será apresentado um projeto multidisciplinar que envolve computação, transmissão de dados sem fio, utilização de sistemas de aquisição de dados, eletrônica embarcada e programação de sistemas microcontrolados. Que projeto será esse?

Engenharia de Produção – Produção de sanduíches
Os futuros Engenheiros de Produção, farão um exercício muito bacana que simulará uma linha de montagem por meio de produção de sanduiches. E depois de todo o trabalho, bom apetite!

Design – Como é desenhado um automóvel?
Os futuros Designers de Produto conhecerão o processo de criação e desenvolvimento de um automóvel, do sketch ao modelo em clay.

 

Oficinas para Professores
Essas oficinas têm como objetivo principal proporcionar experiências que possam enriquecer as aulas, mostrando, por meio de atividades práticas, como disciplinas básicas do ensino médio, são aplicadas na vida acadêmica.

Engenharia Química
Módulo 1 –
Processo de fabricação de creme hidratante
Módulo 2 –
Síntese e aplicação de corantes

Engenharia Mecânica
Módulo 1 –
Trabalho com motores
Módulo 2 –
Utilização de polímeros reforçados para estruturas

 

Haverá também uma palestra sobre “O Futuro da Engenharia” no auditório Alpha, às 9h30 e às 13h, e diversas ações interativas acontecendo durante o evento em todo campus.

Além de todas as atrações, haverá a final da competição OSKBÇAS no Ginásio de Esportes às 15h. Todos estão convidados para assistir e torcer!
Ainda não jogou OSKBÇAS? Alunos de várias escolhas já jogaram e estão disputando os primeiros lugares do ranking para concorrerem a um iPad e a outros prêmios.

Não perca essa oportunidade!
Avise seus amigos! Inscreva-se e não se esqueça de trazer sua câmera fotográfica para registrar todos esses momentos! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.