Bateria com célula líquida de energia para veículos elétricos

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) pesquisam o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que utiliza uma célula líquida para armazenar e fornecer energia.

A pesquisa é direcionada principalmente para automóveis elétricos, para que sejam solucionados problemas de baixa autonomia e grande tempo para recarga.

A ideia é efetuar a recarga substituindo o líquido na bateria (chamado de Cambridge Crude). Desta forma, o novo eletrólito já estaria carregado e o processo de recarga de uma bateria seria semelhante ao abastecimento de combustível em um carro com motor a combustão.

O líquido drenado pode ser recarregado e reutilizado para abastecer a bateria de outro veículo, solução chamada de eco-friendly, o que faz do projeto ser uma solução interessante para o problema, uma vez que, além de oferecer mais praticidade aos carros elétricos, não gera dejetos.

Os pesquisadores do MIT estimam que um protótipo operacional esteja em pleno funcionamento para testes em 2013, quando estarão disponíveis carro, bateria, bombas de abastecimento de descarga e estruturas de armazenamento do líquido.

Foto 1 – Protótipo de um posto de recarga

Foto 2 – O líquido preto no recipiente é a célula líquida Cambridge Crude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.