Robôs Autônomos

Devido ao avanço tecnológico que ocorre no mundo inteiro, os robôs deixaram a ficção e tornaram-se realidade. Dotados de inteligência artificial, eles são capazes de aprender e de repetir ações pré-programadas.

Existem vários tipos de robôs, desde os programados para cumprirem funções simples até os que são desenvolvidos para executarem trabalhos complexos, cuja execução por humanos seja prejudicial à saúde ou tenha riscos de acidentes, como exploração de ambientes com gases tóxicos, desarmamento de bombas e resgate de sobreviventes em locais de difícil acesso.

Para entender as diversas aplicações da robótica e incentivar o aluno de graduação a desenvolver pesquisas acadêmicas relacionadas a essa área, foi implantado na Mauá, em 2004, o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Robôs Autônomos”, tendo como atrativo a participação em competições estudantis.

Atualmente, diversos projetos realizados na Mauá são relacionados a robôs humanóides, que possuem características semelhantes ao do ser humano, como braços e pernas.

Esses projetos buscam desenvolver nos robôs humanóides a capacidade de tomada de decisões de forma inteligente, para a execução de ações pré-programadas, podendo ainda substituir o ser humano.

Para isso, são incorporados aos robôs diversos tipos de sensores, visuais, de audição e táteis, que lhe permitam obter uma percepção visual do ambiente, reconhecer comandos e sinais sonoros, bem como manipular diversos objetos.

Alguns dos projetos que utilizam os robôs Humanóides:     

  • Desenvolvimento de Sistema de Captura e Processamento de Imagens para Robôs Autônomos.
  • Controle de Movimentação de Robô Humanóide Comandado por Voz e com Processamento Baseado em Rede Neural Artificial.
  • Desenvolvimento de robôs para participação em competições na categoria RoboCup Humanoid.

Todos os alunos do curso de Engenharia da Mauá podem participar desses projetos extracurriculares.

Os interessados devem entrar em contato com a Professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora dos projetos, pelo email alessandra.coelho@maua.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.