Trabalhos Premiados

Um mês após a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso na EUREKA 2010, os alunos continuam destacando-se com seus projetos.

É o caso das alunas de Engenharia Química Bruna Bertin, Flávia Gazoti e Mayla Cáfaro, que conquistaram a 2.ª colocação no 2.º Prêmio Suvinil de Inovação com o trabalho Tinta repelente contendo d-limoneno e do aluno Fábio Eduardo Hukai de Design do Produto vencedor na categoria Universitário do Prêmio Excelência em Compósitos da Feiplar Composites & Feipur 2010 com o projeto LONTANO.

Resultados obtidos com muito esforço e dedicação. Parabéns aos nossos alunos que sempre criam projetos criativos e inovadores! 😉

Saiba mais sobre os projetos.

Tinta repelente contendo d-limoneno

O d-limoneno é um composto químico encontrado nas cascas de frutas cítricas como limão, laranja, tangerina, grapefruit e bergamota.  A ideia dos alunos foi a de colocar o d-limoneno, como um aditivo, em uma tinta látex imobiliária à base d’água, criando assim, uma tinta repelente.

Para a viabilização do projeto, alguns testes de laboratório foram realizados, como os testes de repelência em que foram utilizadas tiras de papel pintadas e casais de moscas que foram transferidos para tubos de ensaio. As moscas foram observadas durante oito dias, pela manhã e à noite. Após este período, foi feita a contagem de moscas mortas em cada tubo.

Notou-se claramente uma sensibilidade das moscas com a tinta com concentração de d-limoneno igual ou superior a 1%.  Além de testes com tinta pura, para comparação dos resultados, foram ainda realizados testes com pupas, também chamadas de ninfa, que são o estágio intermediário entre a larva e o adulto no desenvolvimento de certos insetos que passam por metamorfose completa.  

Após todos os testes, concluiu-se que a adição de 1% em massa de d-limoneno não é prejudicial ao desempenho do produto.

LONTANO

Trata-se de um veículo náutico inédito no mercado.  Seu principal diferencial é que ele pode navegar submerso, a pouca profundidade, com autonomia de ar por até 30 minutos.

O veículo LONTANO foi projetado para ser construído com fibra de carbono com matriz em resina poliuretana à base de óleo de mamona e núcleo de espuma de PVC. As partes sujeitas a aquecimento devem ser recobertas com mantas de fibra de vidro fixadas com adesivo e as paredes do compartimento do motor recobertas com uma camada de fibra de vidro laminada com matriz de resina fenólica, que possui propriedades anti-chama.

Já o casco e as quilhas do veículo devem ser recobertos de aramida para aumentar a resistência a impacto tanto da própria água como de objetos que podem flutuar na água.

Realizaram-se simulações por modelagem com elementos finitos para avaliação do comportamento hidro e aerodinâmico. Os modelos utilizados indicaram um desempenho eficiente levando-se em conta a pequena área de contato com a água quando na superfície e seu perfil otimizado quando submerso. A simulação foi realizada utilizando o módulo “Cosmos Flow” do software “Solidworks”.

Os resultados são preliminares, mas indicaram um desempenho significativo nas condições a que o veículo se destina, restando ainda o detalhamento do projeto e testes do protótipo em escala real.

2 Replies to “Trabalhos Premiados”

  1. solicito informações de porcentagem de dlimoneno em tinta latex semibrilho é só acrescentar e mexer?
    e qual tempo de eficacia ativa ou seja qto tempo dura
    obrigado

    1. Olá Lino,

      infelizmente não temos a informação solicitada, pois no trabalho apresentado, os alunos não fizeram testes para avaliação da vida de prateleira da tinta.

      Estamos à disposição! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.