Mauá firma importante parceria: IBM Brasil

O Instituto Mauá de Tecnologia acaba de firmar um acordo estabelecendo uma parceria da Escola de Administração Mauá (EAM) com a IBM Brasil, com o objetivo de capacitar alunos e professores da Instituição em ferramentas de tecnologia da informação, a partir do programa “IBM Smart Professional”. O programa envolve parceria entre empresas e universidades de todo o Brasil.

IBM e Mauá

Determinada a tornar-se a melhor escola de negócios do País, a Escola de Administração da Mauá (EAM) investe em parcerias que possam capacitar alunos e professores de acordo com as necessidades de mercado.

A partir de agora, a EAM terá acesso aos mais importantes softwares e materiais didáticos da IBM, podendo capacitar instrutores para aplicar esse conhecimento aos alunos e profissionais da Instituição. “Com essa iniciativa, estamos construindo uma interatividade maior entre a academia e o mercado. A Mauá tem a tecnologia em seu DNA e precisa formar gestores que tenham pleno domínio dos recursos que a tecnologia nos oferece hoje”, explica o professor Carlos Alves de Lima Nascimento, diretor da EAM.

CERTIFICAÇÕES

“No setor de tecnologia, certificações profissionais têm um grande valor. Para os estudantes de administração, as certificações funcionam como a porta de entrada para um mercado cada vez mais exigente e concorrido”, observa Ricardo Mansano, gerente de ISVs & Developer Relations da IBM Brasil.

O programa segue um modelo inovador de relacionamento entre universidade e empresa, no qual professores e alunos são capacitados virtualmente e as certificações são realizadas na própria universidade. Os principais benefícios do “IBM Smart Prefissional” são a capacitação focada nas necessidades de mercado e a possibilidade de certificação IBM com um custo mais acessível que o praticado normalmente. As certificações disponíveis via Smart Professional são:

– UML, RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing;
– Todas as certificações das linhas de produto;
– Information Management (DB2, Cognos, Content Manager, Informix, Optim, SolidDB);
– Rational;
– Lotus;
– WebSphere, ILOG;
– Tivoli, Maximo.

PRÁTICA

Como resultado desta parceria o Instituto Mauá de Tecnologia pôde assinar um termo de Cooperação Técnica com a CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Esta parceria visa a aplicação dos conhecimentos de Administração na modelagem e modernização dos processos logísticos, administrativos e tecnológicos relacionados ao agronegócio. Os projetos envolverão os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Alimentos e Produção Mecânica do Instituto e visam a redução dos desperdícios de alimentos por meio da modelagem dos processos. “Com a tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência) será possível manter o controle das mercadorias, sabendo onde elas estão. As caixas de madeiras utilizadas atualmente serão trocadas por caixas de plásticos para preservar a higiene dos alimentos”, explica Ricardo Mansano, gerente de ISVs & Developer Relations da IBM Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.