Um sistema eletrônico que controla um robô humanoide a partir de uma câmera sem a utilização de um computador externo é a aposta dos alunos de Engenharia de Controle e Automação para a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul.
O protótipo, criado pelos alunos de Engenharia de Controle e Automação Henrique Rizzuti, Rafael Ferrari Villanueva e Thiago Satio Yoshida de Camargo Carmello, funciona a partir de um sistema eletrônico embarcado num robô humanóide, ou seja, um circuito eletrônico inserido no robô com a finalidade de controlar a sua movimentação de forma autônoma, isto é, sem a intervenção do homem, utilizando-se de imagens capturadas por uma câmera.
O projeto atrai diversos públicos como os entusiastas por aplicações de eletrônica embarcada, além de jovens, crianças e curiosos em entender como o robô pode movimentar-se mesmo sem a utilização de um controle remoto. Em termos acadêmicos, a expectativa é proporcionar uma ferramenta didática que possa ser utilizada no aprendizado de robótica autônoma com visão computacional.
De acordo com os estudantes, a ideia surgiu a partir da vontade do grupo de fazer um trabalho que envolvesse robótica com o desejo de integrar, de forma adequada, a teoria e a prática do que foi aprendido durante o curso.
One Reply to “Eureka 2010: sistema eletrônico controla robô com base em processamento de imagens”