Eureka 2010: pia ajustável para cadeirantes

Eureka 2010

Não precisamos conviver com pessoas portadoras de necessidades especiais para saber que as dificuldades encontradas por elas são muitas. Simples ações como locomover-se ou até mesmo sentar-se à mesa num restaurante, pode ser algo infinitamente complicado. Foi convivendo com as dificuldades diárias encontradas pelo irmão cadeirante, até mesmo dentro de casa, que uma estudante e seus colegas de grupo, formandos do curso de Engenharia de Produção Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, tiveram a ideia de projetar um lavatório que se ajusta à altura desejada, seja de cadeirantes ou até mesmo de crianças e de pessoas de baixa estatura, podendo também ser utilizado por pessoas sem necessidades especiais.

Funcionamento

Pensando em criar um produto que melhorasse a qualidade de vida do deficiente físico e que permitisse acessibilidade desse público, seja em casa ou em ambientes públicos, o grupo, após muita pesquisa, conseguiu desenvolver um produto que atende alguma das necessidades dessas pessoas. Para facilitar a utilização, a pia ajustável pode ser acionada por meio de um controle remoto, que aumenta ou diminui sua altura com relação ao piso do banheiro. Para que esse movimento ocorra, a cuba do lavatório é presa a dois motores que deslizam a pia para cima e para baixo, num trajeto vertical de até 40 cm.

Segundo nos conta o grupo, na época em que foi concebida a ideia do lavatório ajustável, ainda não existia nada parecido no mercado. Porém agora, quatro anos depois, pode ser encontrado um produto similar, mas com um custo muito elevado. Agora, os alunos pretendem focar na redução de custo para beneficiar pessoas com baixo poder aquisitivo. Além da instalação em residências, os estudantes também citam a utilização do produto em banheiros públicos ou estabelecimentos comerciais, que muitas vezes atendem as normas de acessibilidade para cadeirantes, mas possuem pias fixas.

O lavatório ajustável para pessoas com necessidade especiais será apresentado pelos estudantes Diego Gomes de Moraes, Giovanna Poiani Cavallari e Paula Minotti Bedoni, durante a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.