Eureka 2010: dispositivo talk to me auxilia deficientes visuais na hora das compras

Eureka 2010

Formandos do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia criaram o Talk To Me – Dispositivo de Auxílio para Deficientes Visuais. O dispositivo eletrônico é capaz de fornecer, por meio de áudio, informações sobre determinado produto de um estabelecimento comercial.

Para que o dispositivo funcione, os produtos devem estar cadastrados num banco de dados e etiquetados com etiqueta eletrônica RFID (identificação por radio frequência). Dessa forma, o Talk To Me será capaz de “identificar” a etiqueta, comunicar-se com o banco de dados e “ler” para o consumidor as informações a respeito do produto de interesse. O objetivo dos formandos é fomentar no meio acadêmico e nas empresas a inclusão social de pessoas que possuem diferentes graus de deficiência visual, além de analfabetos e idosos com dificuldade de leitura.

Identificação da necessidade

De acordo com os estudantes, a ideia surgiu quando um dos integrantes do grupo estava numa loja de brinquedos e se deparou com um casal de deficientes visuais. Eles estavam à procura de uma boneca para presentear uma criança. Ao segurar a caixa da boneca, não tinham acesso ou contato físico com o brinquedo para saber seu tamanho, tipo de roupa e funcionalidades, como se a boneca chorava ou cantava. Também não conseguiram informações sobre acessórios que a acompanhavam e qual a faixa etária indicada.

A ideia do grupo é evitar que esse tipo de situação aconteça e que deficientes visuais possam consumir os produtos obtendo o máximo possível de informações. Partindo do conceito da utilização de áudio, a criação pode ser ampliada a todos os públicos que de alguma maneira possuem dificuldades de leitura.

Tecnologias

No projeto foram utilizados três conceitos já difundidos e consolidados no mercado: RFID, Wi-Fi e Sintetizador de Voz. De acordo com os estudantes, existem hoje inúmeras aplicações para essas tecnologias, mas não é possível encontrá-las num único produto para fazer algo semelhante ao Talk To Me.

Criado pelos alunos de Engenharia Elétrica e Telecomunicações Carlos Hideo Ywassa, Diogo Ruiz Lupinari, Marcelo Lopes de Oliveira Aguiar, Monica Henriques Martins Correa e Rubens Massayuki Kumori, o novo produto será apresentado durante a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.

One Reply to “Eureka 2010: dispositivo talk to me auxilia deficientes visuais na hora das compras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.