Prêmio Volkswagen Route 2009: mais um para o portfólio da Mauá

No ano passado a Volkswagen promoveu um concurso entre universitários de São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e Campinas, com a proposta de encontrar e premiar o melhor projeto de sustentabilidade e ecoeficiência.

Adivinha quem ganhou? Dois alunos da Mauá!

Alunos da Mauá visitam a fábrica da Volkswagen na Alemanha

O projeto, chamado “180 dias para mudar seu mundo”, fez com que os estudantes pensassem e desenvolvessem projetos de ações viáveis para reduzir, desde o início até o fim de sua aplicação, o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais da empresa.

Nossos vencedores foram o Thiago Marzullo de Carvalho e a Andrea Regina de Souza, alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica que, além do grande prestígio e reconhecimento de uma das mais renomadas indústrias automobilísticas do mundo, também foram contemplados com uma super viagem à Alemanha para conhecer a fábrica da Volkswagen e aprender um pouco mais sobre a história dos automóveis. Vamos conferir algumas palavras de nossos vencedores:

O PROJETO: TIME – Treinamento Integrado em Medidas Ecoeficientes

Thiago: o foco do projeto foi conscientizar os funcionários da multinacional sobre um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo, a sustentabilidade. Desenvolvemos ferramentas para tornar realidade a implementação de ideias que as empresas têm em documentos, mas não na prática.

Andrea: o objetivo principal do projeto é incluir práticas sustentáveis no dia a dia dos colaboradores da organização, conscientizando-os e gerando benefícios para a empresa, já que práticas sustentáveis são otimizações de projetos.

Fábrica da Volkswagen na Alemanha

E O PRÊMIO VAI PARA…

Andrea: quando chamaram nossos nomes eu mal pude acreditar! Foi imensa a satisfação de ver nosso trabalho, que nos rendeu algumas noites em claro, como o grande vencedor.

Thiago: um projeto de tal relevância e grandeza não se ganha todo dia! Foi a coroação de um trabalho bem feito. As vantagens dessa conquista vão além da grande viagem que ganhamos: nossa vida profissional e pessoal também foram influenciadas após essa vitória.

A VIAGEM

Thiago: a Europa era um território desconhecido para mim. Tudo era novo e maravilhoso! Gostei muito da oportunidade de assistir ao jogo do campeonato alemão, que vimos no grande estádio Allianz Arena.

Andrea: eu simplesmente adorei! Berlim é uma cidade fantástica, cheia de História por todos os cantos: o muro de Berlim, locais destruídos na Segunda Guerra Mundial e que hoje estão reconstruídos etc. Munique é uma cidade de boneca e transpira tecnologia, é sede de várias indústrias alemãs importantes como a BMW. Adorei passar perto da TUM (Technische Universität München), que é uma das melhores universidades de Engenharia da Alemanha, e assistir ao jogo do FC Bayern no Allianz Arena.

Andrea no Allianz Arena

WOLFSBURG: FÁBRICA DA VOLKS E O AUTOSTADT

Andrea: foi uma experiência bem legal ver como uma fábrica opera fora do Brasil. Pude notar que nosso modo de operação é muito parecido: as fronteiras geográficas e culturais sendo quebradas pela globalização. A fábrica é enorme! Se não me engano, há mais de 60 mil funcionários. Praticamente uma cidade. Algo que nos chamou bastante atenção foi a presença de marcas de balas nas estruturas da fábrica (resquícios da Segunda Guerra Mundial). A Autostadt impressiona com sua estrutura, montada para mostrar a evolução do automóvel e da história que mudou a vida do ser humano. O estacionamento vertical é uma bela obra da Engenharia.

Thiago: esperava mais tecnologia na fábrica (robôs, etc), mas apesar disso, é impressionante a imensidão dos prédios, das máquinas, a produtividade, enfim, tudo é gigante. A Autostadt realmente pode ser considerada a Disneyland dos carros! Diversos brinquedos para todas as idades, sempre com muito conteúdo. Trata-se de uma grande jogada de Marketing que coloca Wolfsburg no roteiro turístico da Alemanha, além de tornar a retirada do veículo na fábrica uma grande atração para quem o adquiriu. Na fábrica, me chamaram a atenção a estrutura de visitas (com um carro Polo conversível, que puxa um trem equipado com sistema de som) e o conforto proporcionado aos funcionários que trabalham em escritório.

Thiago no Autostadt

LEMBRANÇA

Andrea: para mim o Volkswagen Route foi a prova de que todo hard work e trabalho bem feito tem  recompensa, além de ter nos proporcionado uma estada maravilhosa na Alemanha.

Thiago: foi uma oportunidade que nos levou a pensar sobre sustentabilidade, um projeto que trouxe grandes possibilidades para o mercado e que me garantiu férias maravilhosas na Alemanha!

Clique aqui para ver mais fotos da viagem.

One Reply to “Prêmio Volkswagen Route 2009: mais um para o portfólio da Mauá”

Deixe um comentário para karina Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.