Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! parte 2

Hoje vamos conhecer uma geladeira incrementada pelos alunos de Engenharia da Mauá, um dos 20 projetos selecionados no prêmio Whirlpool. A proposta reutiliza o ar da própria geladeira e é inspirada em um recurso usado em sistemas de ar condicionado. Leia mais:

cortina de ar no freezer

A cortina de ar frio (5º lugar na categoria Engenharia)
Imagine que você precise retirar diversos alimentos do freezer e, consequentemente, deixará sua porta aberta por alguns minutos. Muito ar quente entrará e muito ar frio sairá. Para evitar esta troca de ar, que acaba exigindo um grande esforço do refrigerador, aumentando o consumo e diminuindo o tempo de vida dos alimentos, os estudantes de Engenharia da Mauá Eduardo Vilas Boas, Leandro Ferracioli e Lucas Palhares adaptaram aos freezers dos refrigeradores duplex um sistema de cortina de ar utilizado em algumas lojas para melhorar a eficiência do ar condicionado interno.

Leandro Ferracioli e Lucas PalharesUm pequeno motor e alguns tubos embutidos utilizam o ar do próprio refrigerador para criar uma barreira de ar que impede a troca do ar frio de dentro pelo ar quente de fora do freezer, aumentando a eficiência e vida útil do refrigerador.

.
.
.
.
Confira a apresentação que os alunos produziram:

One Reply to “Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! parte 2”

  1. Incrível o trabalho sobre a cortina de ar frio. A idéia é ótima, e bastante simples,por isso mesmo revolucionária, uma dessas idéias geniais que aparecem de tempos em tempos….

    Parabéns aos alunos e a Mauá por sempre estar apoiando novas idéias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.