10 de abril – Dia da Engenharia

Com o crescimento e a rápida recuperação frente à crise econômica mundial, o Brasil vive um momento privilegiado, com direito a Copa do Mundo e a Olimpíada. Em paralelo, a Engenharia tem se desenvolvido e se tornado cada vez mais vital para a sociedade, com uma crescente demanda por profissionais atualizados e qualificados.

Temos visto com frequência depoimentos que indicam escassez de mão de obra especializada no Brasil, inclusive em Engenharia. Em comparação aos outros países em desenvolvimento (BRIC), o Brasil é o que menos forma engenheiros por ano:

  • menos de 1/2 que a Coréia;
  • menos de 1/4 que a Rússia;
  • equivalente a 11,6% do total formado anualmente na Índia;
  • apenas 8,5% do que a China.

Hoje, no Dia da Engenharia, queremos lembrar a importância dessa área, que está acima de nossas cabeças, na Engenharia Civil; em nossos pratos, na Engenharia de Alimentos; em tudo o que consumimos, na Engenharia de Produção; viabilizando nosso dia a dia tecnológico, com a Engenharia Elétrica e de Automação, entre várias outras, essenciais para o progresso e manutenção de nossas vidas.

Leia um pouco mais sobre a profissão do engenheiro, em artigo escrito pelo Prof. Gustavo Ferreira Leonhardt, disponível para download clicando aqui. Confira abaixo algumas palavras do Prof. Otávio de Mattos Silvares, Reitor da Mauá:

2 Replies to “10 de abril – Dia da Engenharia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.