PROALFA levou à Eureka diversidade e conhecimento

ProAlfa 2009

Na sexta-feira em que a Eureka tomou o ginásio da Mauá em São Cateano do Sul, foi possível visitar uma feira diferente no prédio ao lado do ginásio. Os expositores, entretanto, não eram alunos da Mauá, mas do Projeto de Alfabetização de Adultos, o PROALFA.

Um total de 152 pessoas, em sua maioria da terceira idade, orientados por 11 estudantes da Mauá, fazem parte do projeto, que é uma parceria do Instituto com a Prefeitura de São Caetano do Sul e que comemora, em 2009, 10 anos de sucesso. Os estudantes da Mauá auxiliam no processo de alfabetização dos participantes, prestando assim um serviço à comunidade.

Nessa quarta edição da feira de ciências do PROALFA, os trabalhos tinham como tema as habilitações do curso de Engenharia da Mauá. Na elaboração dos trabalhos, eles alunos visitaram laboratórios da Mauá e, junto com professores e monitores, botaram a mão na massa para criação dos trabalhos que foram expostos na Feira.

Com riqueza de detalhes, foi possível entender como funciona, por exemplo, uma linha de produção – contando, é claro, com a explicação segura dos simpáticos e bem preparados expositores.

Para os estudantes da Mauá que atuam como instrutores no projeto, é a chance de empregar conhecimento para transformar o mundo, começando pela própria cidade. Para os alunos, apresentar um trabalho é uma conquista, é demonstrar todo o conhecimento adquirido no decorrer do ano e que será levado para toda a vida.

Em nossa galeria do Flickr você pode ver fotos desses trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.