Tradicionalmente, a Mauá escolhe o primeiro final de semana após o feriado de finados (quando muitas famílias viajam) e anterior aos vestibulares das principais faculdades públicas por uma razão muito simples e estratégica: após os vestibulares das faculdades públicas o processo seletivo só poderia ocorrer em dezembro, restando pouco tempo para correção e revisão das provas, publicação dos resultados e matrículas.
Há vários anos, quando ambas ainda realizavam seus vestibulares em dois dias, a Mauá tem comunicado à FEI as datas do seu vestibular e ambas faziam os ajustes para que não houvesse coincidência. A Mauá agenda seu vestibular com mais antecedência porque seus cursos são anuais, enquanto que os da FEI são semestrais. Porém, há três anos, a Mauá comunicou à FEI as datas do vestibular e esta informou que seu vestibular seria nas mesmas datas. Nossa reitoria entrou em contato com a reitoria da FEI procurando um acordo, sugerindo que ambas passassem a realizar seus vestibulares em um único dia, uma no sábado e outra no domingo, alternadamente a cada ano. A reitoria da FEI não concordou, alegando que não poderia fazer seu vestibular em apenas um dia. Tentamos um acordo alternando os horários (manhã e tarde), mas também não foi aceito.
Aconselhamos que, antes da sua opção, você faça uma análise criteriosa quanto aos prós e contras das instituições em questão e de seus cursos, pois a decisão influenciará sua futura trajetória profissional. Existem muitas diferenças entre as instituições de ensino superior e uma análise pode ajudar na decisão. Sugerimos, por exemplo, levar em consideração: localização/distância; infra-estrutura (campus e laboratórios); qualificação do corpo docente; avaliação do MEC e do Guia do Estudante; reconhecimento do mercado de trabalho e recomendações de alunos e ex-alunos.
Parabéns pelo site!
Quero saber se posso fazer o curso de engenharia de elétirca , automação e mecatrônica distância.
Eduardo, os cursos de Engenharia da Mauá são presenciais, com a opção de horário entre diurno e noturno. Leia mais sobre os cursos: http://www.maua.br/
Atenciosamente,
Atila Velo