Mauá oferece atividade prática para os alunos que desejam obter conhecimentos sobre aeronaves

A Mauá desenvolveu uma atividade prática para os alunos do Ciclo Básico de Engenharia – 1.ª série – na qual são aplicados conceitos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Aeronáutica, por meio da disciplina de Projetos e Atividades Especiais.

Denominada Voando pelo Campus, a atividade é anual (80 horas) e destinada aos estudantes que pretendem adquirir conhecimentos básicos do projeto de aeronaves ou àqueles que pretendem aprender ou entender mais sobre esse assunto.

O projeto é constituído em duas partes, uma teórica, sobre os principais conceitos do projeto de aeronaves, e outra prática, na qual os alunos trabalharão na montagem, voo e previsão de desempenho de um kit de aeromodelo.

Resumo: a atividade começa com lições e discussões sobre como os aviões adquirem sustentação e como a distribuição da pressão do ar, ao redor da asa, causa a força que eleva o avião. Em seguida, os alunos são estimulados a explorar outras três forças que atuam sobre os aviões: empuxo, peso e arrasto. Após essa etapa, os alunos aprenderão como os aviões são controlados.

Durante a atividade, haverá alternância entre aulas expositivas e práticas. Nas aulas práticas,  os alunos serão divididos em grupos para a construção de aeromodelos com o objetivo de demonstrar os princípios aprendidos. No final,  é organizada  uma competição entre os grupos com os aeromodelos construídos.

Professores responsáveis: Antonio Luiz Pacífico, Alex Huerta e Gilberto Eiti Murakami.

Objetivos

Primário: ensinar, mediante aplicações práticas de conceitos teóricos, os fundamentos  básicos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade de voo.

Secundário: auxiliar o aluno que tiver interesse e habilidade a participar da atividade de competição acadêmica denominada Aerodesign, a partir da segunda série .

 

Você está no Ciclo Básico, gostou do projeto e deseja mais informações? Então acesse a disciplina PAE101 – Projetos e Atividades Especiais no Moodle da Mauá e clique na opção PRO103 – Voando pelo Campus. Fale também com o seu tutor. 🙂

 

#PAE101 #ProjetoseAtividadesEspeciais #aeronaves #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.