Projeto da Mauá estuda o tratamento de águas

Estudo das características físico-químicas da água, de potabilidade e os seus usos.

 A água é essencial ao homem, porém, como qualquer recurso natural, é limitada e depende do uso consciente para se manter. Ela apresenta diferentes características de uso e função, como: água bruta (pluvial) no resfriamento de processos; água potável para consumo humano e higiene; água desmineralizada ou deionizada empregada na fabricação de fármacos e cosméticos etc.

Apenas 3% do total de água do planeta é doce e só 15% desse valor está disponível nos rios, lagos, lençois freáticos e atmosfera. Além disso, enfrentamos atualmente uma crise hídrica que impacta todo o planeta. É necessário, portanto,  o planejamento e o gerenciamento desse recurso tão essencial, visando sempre à sua sustentabilidade.

Dados os fatos, a Mauá desenvolveu um projeto anual (80 horas) interdisciplinar de Engenharia Química e, ainda,  conceitos de Engenharia Civil / Ambiental denominado “PRO104 – Introdução ao tratamento de águas”, pertencente à disciplina PAE101 – Projetos e Atividades Especiais, para oferecer aos alunos do Ciclo Básico de Engenharia uma visão global, com conceitos fundamentais e da legislação brasileira sobre a obtenção de água com parâmetros físico-químicos e microbiológicos necessários ao seu emprego (uso e qualidade).

O estudo abordará os assuntos a seguir.

Higiene pessoal.

Consumo.

Higienização de roupas.

Irrigação.

Indústria de papel / celulose.

Veja alguns vídeos com exemplos de tratamento de águas.

Alunos da primeira série de Engenharia podem fazer parte do projeto. Para isso, devem procurar  o seu tutor.

#PAEMaua #atividadespraticas #tratamentodasaguas #crisehidrica #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.