Bandeira vermelha, e agora? Corremos perigo de uma nova crise hídrica?

Imagem gerada por IAImagem gerada por IA

Por Sulamita Lopes, coordenadora da Especialização em Sistemas Elétricos de Potência Mauá

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionou a bandeira vermelha em 2025 mais cedo quando em comparação ao ano passado. Enquanto em 2025 a bandeira vermelha foi acionada em junho, ela iniciou apenas no mês de setembro em 2024.

Mas o que isso significa? Corremos risco de uma crise hídrica?

Em 2021, o país enfrentou uma crise hídrica. O principal fator foi que durante vários anos, o volume de chuvas foi inferior ao necessário nas bacias hidrológicas. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que representa 70% da capacidade de armazenamento de energia hidrelétrica do Brasil, foi um dos mais prejudicados.

Os outros subsistemas, Norte, Sul e Nordeste, também sofreram com a falta de chuva entre setembro de 2020 e abril de 2021, intensificando o problema hídrico.

A crise hídrica não afeta só a produção de energia, mas também o abastecimento industrial, residencial e comercial. Áreas como de irrigação e pecuária. Além de impactar o transporte fluvial.

O Brasil conta com um Sistema Interligado, que tem como vantagem o intercâmbio de energia entre os subsistemas e assim a possibilidade de explorar a diversidade geográfica do país e os tipos diferentes de clima.

Conteúdo do artigoFigura 1: Sistema Interligado Brasileiro (ONS – SIN Maps, 2025) 

A Energia Natural Afluente (ENA) Bruta representa a energia produzível por cada usina, sendo um indicador importante para avaliar a capacidade de produção de energia pelas usinas hidroelétricas.

Ao analisar a Energia Natural Afluente (MWmed) para os anos de 2021, quando ocorreu a crise hídrica, 2024 e 2025, temos os resultados abaixo:

Conteúdo do artigoFigura 2: Soma e média de janeiro a junho de ENA Bruta em MWmed (Autora) 

Através dos dados do Brasil, é possível notar que o cenário em 2025 é melhor que em 2024 e 2021. Essa constatação é importante, pois se em 2024 não tivemos crise hídrica, apesar da bandeira vermelha ter vindo mais cedo esse ano, não significa que passaremos por um momento pior. A antecipação da bandeira vermelha em 2025 parece ser uma alteração na estratégia operacional.

Portanto, o cenário não é de alerta. Mas é sempre importante ter o olhar atento para esse valioso recurso que é a água. Ela é vital para a sobrevivência humana, e não desperdiçar esse recurso é extremamente importante.

A atuação de especialistas em Sistemas Elétricos de Potência é fundamental para manter a segurança, eficiência e sustentabilidade do sistema elétrico. São esses profissionais que dominam as técnicas de análise, operação, proteção e planejamento do sistema, garantindo que a energia chegue até você com qualidade e confiabilidade — mesmo nos momentos mais críticos.

Quer se tornar um especialista em sistemas elétricos de potência? Nossa Pós está com inscrições abertas com condições especiais e 50% desconto na matrícula até 07/07.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.