Num mercado global, extremamente amplo e exigente, é cada vez mais necessário estar atento e à frente das tendências, além de ter a capacidade para resolver problemas complexos. Por isso, muitas áreas estão se inovando e se reinventando, dados os novos desafios.
Um exemplo disso é a área de Engenharia de Produção. Antes, o profissional tinha como cenário principal de atuação, o chão de fábrica e seus desafios; agora, ele está apto a pensar, também, nos processos produtivos, na gestão das pessoas, a fim de otimizar recursos, diminuir custos, tempo de produção, entre outros.
O mundo enfrenta, principalmente no pós-pandemia, grandes desafios nas áreas de Supply Chain – cadeia de Logística e Suprimentos, Saúde, Moradia, Transporte, entre outros. É notória a necessidade de profissionais aptos a pensarem em soluções mais assertivas.
Por isso, o engenheiro de produção passou a ocupar, também, altos cargos em áreas de Gestão, Marketing, Comercial, Vendas e outros, graças à sua capacidade de solucionar problemas complexos. Há, ainda, aqueles que trabalham na área Financeira, por possuir competências técnicas para atender, com excelência, as demandas desse setor.
Engenheiro de Produção formado no IMT
O IMT possui parcerias com empresas e indústrias, para trazer aos alunos casos reais do mercado, a fim de prepará-los para o novo cenário. Há, ainda, uma imersão na área de Tecnologia, dada pela combinação de hardware, software e humanware.
O engenheiro de produção formado aqui vai além do aspecto técnico, assumindo papéis de liderança em equipes multidisciplinares. Além disso, ele compreende como aplicar princípios éticos dentro do contexto regulatório e, ao mesmo tempo, impulsionar a inovação. O conceito de “nexialismo” define essa abordagem que transcende fronteiras tradicionais, buscando a integração entre Engenharia, Administração, Design e TI. Ao escolher a Engenharia de Produção no IMT, você estará se preparando para uma jornada que amplia sua visão além das habilidades técnicas.
IMT é Centro de Excelência da Dassault Systèmes na América Latina!
A Fábrica Virtual utiliza softwares de última geração para projetar e gerenciar produtos e unidades fabris. A metodologia de aprendizado por projetos (em inglês, Project Based Learning – PBL) permite a construção do conhecimento, o que contribui fortemente para a sólida e qualificada formação do futuro profissional.
A plataforma do Projeto Fábrica Virtual funciona como um repositório de conhecimentos que permite gerenciar processos e produtos, a fim de adicionar valor em empresas de diferentes portes.
Na 3.ª série, o aluno projeta o produto; na 4.ª série, projeta a fábrica; na 5.ª série, o empreendimento. Também na 5.ª série, os alunos desenvolvem os Trabalhos de Conclusão de Curso, de preferência em pequenas e médias empresas. Cria-se, assim, uma equilibrada mescla entre os ambientes virtuais e reais, trazendo a esse novo profissional um diferencial competitivo.
O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o nosso processo seletivo! Fique por dentro das novidades.
#Graduacao #EngenhariaDeProducao #EngenheiroDeProducao #Vestibular #VestibularMaua