O Ministério da Educação – MEC, determinou recentemente que 10% da carga horária dos cursos de Educação Superior deve ser destinada às Atividades de Extensão.
Com essa exigência, as Instituições de Ensino Superior devem criar uma relação dialógica com a sociedade, levando a ela os resultados do Ensino e da Pesquisa, a fim de impactar e beneficiar as pessoas.
A Mauá acredita que essa nova prática representará uma oportunidade de ser ainda melhor nas atividades de preparação dos alunos, pois trará para o ambiente Acadêmico, trabalhos, projetos, casos reais que serão solucionados internamente, desenvolverão o profissional do Futuro e serão efetivamente aplicados na sociedade.
Serão ampliadas as relações com as indústrias, pequenas, médias e grandes empresas, comércios, Terceiro Setor, ONGs e Governos. Por meio da Extensão Universitária, o Instituto Mauá de Tecnologia cooperará e beneficiará a sociedade, trazendo os problemas e as necessidades dessas instituições para serem trabalhadas e solucionadas pela nossa escola.
Muito do que é exigido nesta nova regra, já é praticado pelo IMT. A Extensão já é uma realidade em nosso ambiente!
Mas então, o que muda?
A partir de agora, essa atividade deverá ser registrada, sendo uma exigência para que o aluno conclua o seu curso.
A Extensão estará incorporada nas atividades de aprendizagem já existentes e é exigida para alunos ingressantes a partir de 2023. Alunos de séries mais adiantadas não terão essa obrigatoriedade.
O MEC definiu 5 caminhos para aplicar as Atividades Extensionistas:
- Programas;
- Projetos;
- Cursos e Oficinas;
- Eventos;
- Prestação de Serviços.
Aqui na Mauá, foram definidas 3 características para que a atividade seja considerada Extensionista:
- Disciplina Regular;
- Projetos e Atividades Especiais – PAES;
- Atividades Complementares e Extracurriculares: Competições Acadêmicas ou Entidades Estudantis.
O Núcleo de Extensão Universitária coordenará todas as atividades, orientará alunos e professores, controlará tudo o que está sendo feito e registrará essas atividades.
Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail: mailto:núcleo.extensao@maua.br.
PAE como Extensão Universitária
Os Projetos e Atividades Especiais – PAE já são realizados há alguns anos aqui na Mauá.
Com o PAE, o aluno pode escolher atividades de seu interesse, dentro ou não de sua escolha de carreira, possibilitando o aprendizado multidisciplinar e o contato com colegas de todos os cursos e séries do IMT.
Mas como PAE colaborará com as Atividades Extensionistas?
Atividades oferecidas em PAE que atendam as regras da Extensão Universitária, serão consideradas Extensionistas. Com isso, 100% da carga horária irá para a Extensão.
Atenção: nem todo PAE é Extensionista. Para saber quais são as atividades válidas, consulte a vitrine disponível no Open LMS.
É importante que fique claro as diferenças de carga horária:
– no PAE, é exigido o cumprimento de uma determinada carga horária por semestre ou por ano, a depender do curso;
– já nas Atividades Extensionistas, o aluno deverá dedicar 10% da carga horária total do seu curso, durante todo o período de duração do mesmo.
Gostou da novidade? Conta pra gente aqui nos comentários!
#ExtensaoUniversitaria #AtividadeExtensionista #MEC #NucleoDeExtensaoUniversitaria #vaiMaua