Mesmo sem o seu consentimento, o corpo é capaz de transmitir, por meio de gestos, o seu estado de espírito.
O corpo fala. E numa entrevista, os recrutadores estão aptos a captarem todas as mensagens que o seu corpo transmite. Portanto, como você deve se comportar? Quais gestos evitar? O que fazer para melhorar? Confira as dicas abaixo do Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube e aproveite para conquistar aquela vaga de estágio / trainee desejada, na V Semana Mauá de Educação para o Trabalho!
TV Nube: Minuto Carreira – o que é linguagem corporal? from TV Nube on Vimeo.
BÔNUS
Veja mais alguns truques que podem ajudá-lo nesse assunto. Não se esqueça de compartilhar com os amigos!
DÊ UM APERTO DE MÃO FIRME E ‘POR CIMA’
Ao cumprimentar o recrutador, estenda a sua mão de modo que ela fique por cima. Esse gesto trará você para uma posição superior em relação à pessoa que fará a entrevista.
Não se esqueça de apertar com firmeza (mas não muito forte a ponto de machucar o outro), provando sua tranquilidade e estabilidade emocional. O aperto não deve ser nem muito longo, nem muito rápido.
OLHE PARA O RECRUTADOR
Procure focar no ‘triângulo’ entre os dois olhos e a boca do entrevistador e evite desviar o olhar, principalmente quando for a sua vez de falar. Mantenha uma expressão neutra: cuidado com caretas e sorrisos muito forçados!
NÃO CRUZE OS BRAÇOS
Esse gesto dá a impressão de que você está inseguro ou quer se defender, que está desconfortável e não está aberto a receber as informações que estão sendo passadas pelo recrutador.
NÃO TENHA PRESSA
Quando estiver se apresentando, fale tranquilamente, articule (sem exagero) e respire profundamente. Utilize essas técnicas para ajudá-lo a manter uma linha de raciocínio lógica e persuasiva.
MANTENHA A POSTURA ERETA
Para parecer confiável, se sentir mais forte e preparado, mantenha a postura alinhada. Lembre-se que a entrevista inicia na sala de espera, então procure manter-se firme. Ao ouvir o recrutador, incline-se um pouco para frente e alongue o seu pescoço, mostrando o seu interesse no assunto.
E você, tem dicas para compartilhar com os colegas? Comente aqui neste post. 😉
#linguagemcorporal #ocorpofala #recrutamento #recrutador #selecao #estagio #trainee #eusouMAUA #vaiMAUA #orgulhodeserMAUA
Outra coisa muito importante também é ser sempre você mesmo.
Ótima dica, Anderson!
Nós agradecemos sua contribuição e permanecemos à disposição. 🙂