Um grupo de egressos, formados em Engenharia Química em 2010, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Ciência e Recursos Humanos com o projeto “Tratamento e Reuso de Água na Lavagem de Automóveis”.
A 16ª edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental, realizada em 05 de dezembro, elege todo o tipo de iniciativa bem-sucedida voltada à preservação do meio ambiente que sirva como modelo inovador e replicável no Brasil. É um dos mais importantes reconhecimentos aos projetos ambientais do País. O trabalho premiado, desenvolvido pelos egressos Beatriz Tedim Terra, Desirée Cristine Ramos, Rodrigo Luis Magnaboschi, Victor Ariel de Carvalho, , sob orientação do Prof. José Luiz Feijfar, consiste no tratamento da água proveniente da lavagem de veículos em um sistema compacto mantendo a água do processo em recirculação.
Saiba mais sobre o projeto premiado:
Aplicação de Eletrocoagulação para Reúso de Águas Residuais Provenientes da Lavagem de Automóveis
O uso racional da água é um dos objetivos principais da sociedade atual. Sistemas de reúso de água têm sido implantados em diversas atividades industriais e comerciais, entre elas a lavagem de automóveis, que tem grande potencial de redução de consumo.Avaliou-se bibliograficamente a sequência dos processos unitários aplicados a esse tipo de efluente e, por meio da eletrocoagulação, foram obtidos os melhores resultados na remoção dos poluentes para manter a água do processo em recirculação.
Apresentou-se uma avaliação do efluente quanto a suas características e parâmetros requeridos pelas legislações ambientais para águas de reúso. Tanto a variabilidade do efluente gerado nesse processo, quanto o seu armazenamento não influenciaram a aplicação da eletrocoagulação para as condições estudadas.
A tensão aplicada não afetou na remoção dos poluentes. Conclui-se que o processo mostrou-se viável e vantajoso por tratar adequadamente o efluente, reduzindo o consumo de água e de produtos químicos utilizados, em comparação aos processos convencionais de tratamento.
Parabéns aos alunos e ao professor orientador pelo excelente trabalho e pela premiação! 🙂
Muito importante um trabalho universitário conseguir um reconhecimento com abrangência nacional como este da Ford. A repercussão na mídia foi fantástica.
Parabens.
Parabéns ao grupo e em especial a Desirée que foi premiada como a ecologista do ano, na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos!!!!
Essa menina nos enche de orgulho!!!!!!