Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! parte 4

Ontem nós conhecemos a geladeira “que levita”, projeto que despertou a curiosidade dos presentes no prêmio Whirlpool. Hoje veremos o último projeto de alunos da Mauá selecionado no prêmio Whirlpool. Com foco na iluminação da geladeira, nos deixa pensando “como os fabricantes ainda não utilizam isso?”. Confira!

iluminação por LEDs na geladeira

Iluminação interna inteligente

As lâmpadas dos refrigeradores atuais geram calor, que aquece o ar dentro da geladeira, exigindo resfriamento. Além disso, as lâmpadas ficam localizadas no fundo do refrigerador, projetando sombras quando colocamos alimentos perto delas. A luz, por sua vez, é amarela, o que influencia na cor dos alimentos, muitas vezes deixando-os com um aspecto pouco agradável. Os estudantes Erick Oliveira e Vinícius Selestrim perceberam algo muito simples, muito relevante, e que nenhum profissional havia pensado ainda.

Erick Oliveira e Vinícius SelestrimUtilizando um sistema com lâmpadas de LED (16 no compartimento principal e 8 no freezer), eles criaram um sistema elegante, com luz branca e bem distribuída. A lâmpada de LED emite uma “luz fria”, é resistente e consome pouquíssima energia. Essa mudança melhora a estética do produto e dos alimentose da tão buscada eficiência energética. Conforme estimativas dos criadores, essa substituição pode representar uma economia de até 97% no consumo mensal da iluminação dos refrigeradores.

É isso aí! Parabéns aos jovens talentos que, antes mesmo de deixar o campus, já estão brilhando!

Confira a apresentação que os alunos produziram:

2 Replies to “Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! parte 4”

  1. Parabéns Erik! Compramos uma geladeira na semana passada (a nossa queimou), e quando abri lembrei na hora dos seus Leds rsrsrs.
    Abçs.
    Jorge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.