Eureka, a história

Eureka 2004

O aluno da Mauá já deve estar familizarizado com a Eureka, tradicional evento anual que abre as portas do Instituto para quem quiser conhecer os projetos que transformarão o mundo. Nela serão apresentados os mais inovadores trabalhos de graduação dos formandos de todos os cursos da Mauá.

Presente no calendário oficial do Instituto desde 2001, o evento é hoje uma vitrine especial para alunos e professores que desejam mostrar seus trabalhos para o mundo. É uma chance de conhecer todo ano o que é desenvolvido dentro das salas de aula e laboratórios da Mauá.

A Feira que este ano durará três dias, de 23 a 25 de outubro, teve um começo modesto, conta o Professor e Coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Mauá, José Carlos de Souza Junior: “No final da década de 80 o Professor Hazime Sato teve a idéia de expôr alguns trabalhos de graduação dos alunos de Engenharia Elétrica em uma sala, a fim de trocar informações e mostrar os trabalhos a outros alunos”.Nessa primeira “Eureka” apenas três trabalhos foram expostos. Em uma sala no bloco de Engenharia Elétrica, os alunos do curso se reuniam descompromissadamente para expor seus projetos de conclusão de curso. Só durante a década de 90 que esses encontros anuais ganharam o nome de Eureka.

Foi no ano de 1999 que alunos do curso de Engenharia de Alimentos juntaram-se aos de Elétrica, no que seria o embrião da Feira no formato atual. A participação obrigatória de todos os formandos dos cursos de Engenharia Elétria e de Alimentos só veio a acontecer em 2000.

Eureka 2006

A partir de 2001 todos os formandos da Mauá passaram a participar da Feira, que entrou no calendário oficial do Instituto. Em poucas edições, a Eureka mostrou-se um dos mais importantes eventos da Mauá.

Durante o ano inteiro os alunos refinam seus projetos, aguardando o grande dia. “É uma forma  incrível de contato com o mercado. E também com colegas de outros cursos e familiares, que podem ver em exposição o resultado de anos de estudo”, atesta o Professor José Carlos.

A Eureka de 2009 mais uma vez eleva o nível: entre alguns dos trabalhos que serão expostos temos desde exoesqueletos, passando por uma mousse que previne a celulite e um projeto que propõe motos com tração em duas rodas por um preço acessível.

Trabalhos com a grife Mauá de qualidade e inovação, elaborados por alunos prontos para fazer a diferença no mercado de trabalho. Engenharia que transforma. 😉

One Reply to “Eureka, a história”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.