Você é daqueles(as) que adoram assistir à competição musical, The Voice? 🙂

#quemnunca parou tudo o que estava fazendo só para dar, ao menos, uma espiadinha na televisão para admirar os novos talentos? Ou, ainda, chorou, sorriu e se emocionou com as vozes dos(as) competidores(as)?

Você já parou para pensar como essa batalha de talentos é extremamente parecida com a vida de um(a) estudante, principalmente na fase universitária? Não? Ok, nós explicamos: saiba desde já que a vida é uma constante batalha e para fazer as empresas ‘virarem a cadeira’ e darem uma chance a você no mercado de trabalho será necessário colocar a mão na massa e, principalmente, acreditar no seu potencial!

 

O programa de talentos possui três fases. Vamos, agora, entender como funciona cada uma delas em nosso cotidiano.

 

1) TESTE CEGO

[VESTIBULANDO, ANOTE ESTA DICA] Estratégias para ‘virarem a cadeira’ para você na hora da seleção!

Imagine só as centenas de milhares de currículos que as empresas recebem o tempo todo. Como obter destaque em meio a tantas opções?

Na vida real, a batalha começa na vida acadêmica. Para tentar buscar, lá na frente, uma chance maior de ser ao menos considerado numa entrevista de emprego, especialmente quando ainda não há uma experiência profissional, é necessário identificar o quanto antes todos os seus talentos e aptidões, e melhorá-los o máximo possível!

Se você está na fase de prestar o vestibular, conte com os testes vocacionais e procure identificar as profissões que vão ao encontro do que gosta de fazer!

Quando ingressar na universidade, seja engajado: aproveite as oportunidades de atividades de competição acadêmica, atividades extracurriculares, iniciação científica, monitoria, tutoria e tudo o que possa desenvolvê-lo(a) para iniciar sua vida profissional.

Ao chegar na entrevista, os jurados (ou melhor, recrutadores) sentirão sua sintonia com seus objetivos x objetivos da empresa e pronto – cadeiras com boas propostas “virarão” para você, dando, muitas vezes, a sua possibilidade de escolha da melhor oportunidade! 😉

 

2) BATALHA

Depois de tanto trabalhar para conquistar uma vaga, você pensa que acabou? Sentimos muito informá-lo(a) que a batalha apenas começou!

Ao chegar numa empresa, você terá muitos profissionais para competirem com você. Basicamente, será você, seus colegas e seu chefe x o(a) outro(a) profissional, seus(suas) colegas e seu(sua) chefe na disputa por seu ‘lugar ao sol’.

Lembra que a primeira fase foi “às cegas”? Agora é hora de provar que a empresa fez uma boa escolha e que você está preparado(a) a ‘cantar melhor’ e vencer os desafios – famosos ‘leões’ – diários!

Dicas: nunca pare de estudar; tenha claro os objetivos da empresa e as funções de cada colaborador e setor; acredite em você e dê o seu melhor; seja o funcionário 110%.

 

3) É HORA DO SHOW SOLO, ONDE SÓ OS MAIS FORTES SOBREVIVEM!

Se a sua pretensão é galgar altos cargos, seja humilde, honesto(a), mas firme e decidido(a). Com as dicas acima, busque oportunidades na sua empresa – ou crie oportunidades, caso queira uma ‘carreira solo’ – e classifique as metas tangíveis, de curto, médio e longo prazos (tendo metas definidas, fica mais claro as ações que deverão ser tomadas para alcançá-las).

São poucos os que sobrevivem nessa fase. Como numa ‘peneira’, se você provar os seus diferenciais, vai chegar lá. E quando derem a oportunidade, encante!

 

Lembre-se: você é do tamanho de seus sonhos. Não se influencie com as opiniões ou críticas alheias, só você é capaz de mensurar e tangibilizar suas metas e objetivos. 😉

E para qualquer desafio, use a sigla AME-SE:

A = alinhamento dos objetivos;

M = mensuração desses objetivos (“O que eu preciso fazer para chegar lá”);

E = estudo. É hora de dedicar-se ao aprendizado e preparo, sempre com foco nos objetivos;

S = seleção das melhores ações e oportunidades, também com foco nos objetivos;

E = excelência! Aqui você ganha o ouro! Torna-se um excelente profissional, preparado e apto aos maiores desafios!

 

O próximo vestibular da Mauá está próximo. E quem faz o pré-cadastro fica sabendo em primeira mão todas as novidades >> https://www.maua.br/vestibular 

 

#TheVoice #TheVoiceBrasil #TheVoice2018 #vestibular #IMT #carreira #vestibulando #Administracao #Design #Engenharia #OProximoEstaProximo #vestibular2019 #vempraMaua

Tudo é química. Logo, é notória a necessidade de profissionais capacitados a estudá-la! 🙂

 

Se você está prestes a escolher sua profissão e gosta de Física, Matemática, Química, curte descobrir coisas novas e é muito estudioso(a), você tem todas as características de um engenheiro químico, sabia? 😉

 

Imagine só que absolutamente todas as indústrias, independentemente do ramo, necessitam desse (a) profissional. E o porquê é bem óbvio: ele(a) é o(a) responsável por projetar, construir, dimensionar e gerir a operação de plantas industriais, normalmente de grande escala, além de tratar e descartar os resíduos de forma adequada, considerando a redução de impactos ambientais e poluição ambiental!

Olha só quantas áreas de atuação:

  • projeto, construção, dimensionamento e gestão de plantas industrias;
  • disposição e tratamento de resíduos;
  • monitoramento e redução de impactos e controle de poluição;
  • consultorias, laboratórios e institutos de pesquisas.

 

ENTENDENDO A DIFERENÇA: QUÍMICO(A) x ENGENHEIRO(A) QUÍMICO(A)

Essa dúvida não quer calar entre muitos(as) vestibulandos(as)!

Mas, em teoria, a diferença é bem simples: enquanto o(a) químico(a) estuda os elementos e produtos químicos, normalmente em escala laboratorial, o(a) engenheiro(a) químico(a) utiliza esses conceitos desenvolvidos pelo(a) colega químico(a) para viabilizar a aplicação e produção em escala industrial! 😉

 

Se você se preocupa com assuntos atuais envolvendo o meio ambiente como escassez de água, poluição atmosférica, entre outros, ser um(a) engenheiro(a) químico(a) pode dar a você a chance de desenvolver soluções para um futuro melhor!

 

Quer saber mais sobre o curso de Engenharia Química da Mauá? A gente conta no vídeo abaixo!

 

O próximo vestibular da Mauá está próximo. E quem faz o pré-cadastro fica sabendo em primeira mão todas as novidades >> https://www.maua.br/vestibular 

 

#EngenhariaQuimica #quimica #industria #vestibular #vestibulando #carreira #profissao #EngenhariaMaua #IMT #vempraMaua #VestibularMaua2019

O segundo semestre começou e você, vestibulando, está chegando cada vez mais perto de iniciar uma nova jornada: a da vida universitária!

Se você é do time dos atrasados de plantão e não sabe por onde começar os seus estudos para prestar o vestibular, estamos aqui para lhe ajudar: separamos 5 passos para você correr atrás do prejuízo e arrasar na prova!

 

1) “Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode. ” Arthur Ashe

Chegou a hora de dedicar-se aos estudos com mais intensidade.

É tempo de entender o que será solicitado nos exames de Vestibular e munir-se do máximo de conhecimento. Para isso, separe os livros, cadernos e apostilas referentes ao Ensino Médio, acesse os sites das instituições de ensino superior (IES) desejadas e já faça o download das últimas 3 provas anteriores – não há melhor meio de treinar para o grande dia!

Escolha um período a ser dedicado todos os dias para fazer dessa jornada uma nova e importante rotina. Lembre-se que nesse momento é necessário desligar o celular, TV, rádio e tudo que possa atrapalhar a sua concentração.

Quais são as disciplinas mais desafiadoras para você? Elenque e vamos começar pelas mais difíceis. #partiu estudar!

 

2) Conhecendo os ‘leões’ a serem enfrentados

Antes de iniciarmos nosso processo de estudos, faça uma leitura aprofundada das questões contidas nas provas anteriores das IES nas quais deseja estudar. Por meio dessa análise, você terá uma noção do quão preparado está e também identificará aquelas que serão suas maiores dificuldades.

Para enfrentar os seus obstáculos encontrados, separe os conteúdos das disciplinas e dedique-se inicialmente a eles. Leia as explicações em voz alta, pois ajuda o cérebro a compreender e assimilar melhor o que está sendo estudado. Conte, também, com o auxílio de seus professores na escola / cursinho!

 

3) Treine redação e mantenha-se atualizado!

O peso da redação no processo seletivo pode ser grande! Sabendo que o Vestibular dá ênfase a temas atuais, esteja atento às principais novidades no Brasil e no mundo e treine suas argumentações!

 

4) Saúde é o que interessa…

Manter-se saudável nesse período é imprescindível; não há meios de depositar as energias necessárias para nessa jornada se você estiver doente.

Portanto, faça pausas para que o cérebro descanse e absorva o conteúdo aprendido; alimente-se bem; pratique exercícios; durma, no mínimo, 6 horas todas as noites. 😉

 

5) Faça as provas dos exames anteriores

Esse será o seu termômetro de evolução. Sempre que concluir os estudos e sentir que já domina determinada disciplina, faça as provas anteriores das IES desejadas e coloque os seus conhecimentos à prova!

 

E você, tem dicas para uma boa rotina de estudos? Compartilhe com a gente!

 

O próximo vestibular da Mauá está próximo. E quem faz o pré-cadastro fica sabendo em primeira mão todas as novidades >> https://www.maua.br/vestibular

 

#estudos #vestibular #vestibulando #VestibularEngenharia #VestibularAdministracao #VestibularDesign #EnsinoMedio #GuiadeEstudos #IMT #OProximoEstaProximo #vempraMaua

Em 25 de julho comemora-se o Dia Nacional do Escritor!

A data escolhida para prestar essa homenagem deu-se a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores e presidido por renomados autores brasileiros, como João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

 

Ler leva-nos a lugares inexplorados e inimagináveis. Por meio das estórias, podemos viajar no tempo, visitar locais novos e distantes, ir para outra dimensão!

Mas, além dos livros de faz-de-conta, há aqueles que relatam a realidade, contam histórias inspiradoras, apontam as tendências, ensinam, motivam! E hoje o BLOG da Mauá selecionou 5 títulos nacionais sobre CARREIRA para que você aplique os conhecimentos obtidos e transforme a sua vida!

 

1) “Novos caminhos, novas escolhas” – Abilio Diniz

“Ninguém nasce líder. É preciso buscar e se capacitar. ”

Abilio Diniz é um dos mais renomados empreendedores brasileiros. Como empresário, construiu o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou crises pessoais e profissionais e, depois, deu a volta por cima. Apenas em 2013 Abilio Diniz se afastaria da empresa que ajudou a fundar. Nesse livro, ele narra pela primeira vez suas lutas recentes e os novos caminhos que descobriu nos últimos anos.

Se você quer inspirar-se, essa é uma ótima obra para motivá-lo!

 

 2) “Desperte seu Poder” – José Roberto Marques

José Roberto Marques, um dos pioneiros do Coaching no Brasil e um dos mais requisitados Master Coaches no Brasil, é presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Nessa obra, ele propõe exercícios práticos de autoconhecimento e cura para você explorar seu universo interior e transformar sua vida.

Aceite a chave. Abra o portal. Desperte seu poder.

 

3) “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” – Nathalia Arcuri

Com prefácio do guru da educação financeira, Gustavo Cerbasi, o livro de Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, maior canal de finanças do mundo no YouTube, busca responder questões do tipo: “como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente? ”

Ideal para aqueles que têm dúvidas sobre o que fazer com o dinheiro a ser ganho em sua carreira. 😉

 

4) “Pense Simples” – Gustavo Caetano

Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo: a Samba Tech.

Nesse livro, você vai aprender como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso; o que compõe o DNA inovador; qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação; a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador; a não acreditar em “sempre foi assim”. 😉

 

5) “Gestão da Emoção” – Augusto Cury

Esse talentoso profissional possui inúmeros títulos em destaque!

Nós estamos na era da sustentabilidade. Mas precisamos ter consciência de que não apenas o planeta tem recursos limitados, mas o “planeta” cérebro também. Estamos esgotando a nossa mente ao ruminar perdas e mágoas, sofrer pelo futuro, preocupar-nos muito com a opinião das pessoas, ter a necessidade neurótica de mudar os outros e cobrar demais de nós e de quem está ao nosso redor. Ao agir assim, podemos ser ótimos para a empresa em que trabalhamos, mas nos tornamos carrascos de nosso cérebro e de nossa qualidade de vida.

Em ‘Gestão da emoção’ – um livro único no mundo –, o psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury ajudará você a identificar o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia, além de sugerir ferramentas para corrigir a rota. Por meio de técnicas simples, mas impactantes, Cury o (a) ensinará a trabalhar melhor a emoção e expandir as habilidades vitais da inteligência.

 

E você, tem livros nacionais de cabeceira? Indique aos colegas!

 

#DiadoEscritor #DiaNacionaldoEscritor #livros #leitura #LivrodeCabeceira #empreendedorismo #gestao #carreira #financas #inspiracao #LivrosBrasil #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua