Gestão de Crise e as oportunidades que ela pode gerar para a sua empresa

Por essa o mundo não esperava!
Com a chegada da COVID-19, muitos países estão empenhados para encontrar alguma solução que dê um fim a esta Guerra Sanitária – e ao medo da população.
Como prever o imprevisível? De fato, isso é impossível. Mas uma equipe bem preparada pode ser a chave para superar os desafios inesperados.

A Mauá conversou com o professor Aparecido Roberley Borghi, especialista na área, para entender quais são as melhores providências a serem tomadas em um momento de crise e quais lições nós podemos levar para a nossa vida corporativa.

A Crise bateu à porta. O que fazer?
Mais do que aguardar uma crise, o professor enfatiza a importância de agir a fim de evitá-la: “Em verdade, a Gestão de Crises em uma corporação deve ser desenhada para prevenir uma possível crise. Caso essa se concretize, por meio de procedimentos robustos, ela deve oferecer uma resposta à mesma. A implementação de procedimentos de identificação e análise de riscos protegem a empresa de crises.
Entretanto, se as ameaças não forem identificadas em tempo e uma crise se instaurar, o grande desafio de Gestão de Crise será aplicar ações de contingência para mitigar ao máximo os impactos para a sobrevivência da empresa.”

Como se planejar para sair de uma crise?
Prever crises e suas soluções é algo que deve estar inserido no DNA das corporações. Além disso, para que uma empresa mantenha sua credibilidade e excelência, reconhecimentos difíceis de se consolidarem na atualidade, é necessário evitar ao máximo o gargalo na comunicação.
“No passado, entendíamos que a tratativa das crises era uma tarefa ‘departamental’; era comum se esperar que o Departamento de Comunicação lidasse com esses problemas. Essa visão evoluiu ao ponto de a prevenção de crises estar ligada ao próprio plano estratégico das empresas.
O planejamento e implantação de um plano robusto pode apaziguar a crise, mas o envolvimento da alta direção é crucial, pois uma crise não será solucionada sem o envolvimento pessoal da alta direção da empresa.”

E como gerenciar bem uma crise? Quais características são necessárias ao profissional que fará essa gestão?
“O primeiro ponto que se deve ter em consideração é de que a crise não afeta somente a reputação da empresa! Autores e pesquisadores sobre o tema apontam as fases da detecção de sinais e políticas de prevenção como iniciais e mais importantes. Em seguida, a fase de contenção, onde procedimentos de contingência previamente construídos são aplicados.  O foco deve estar na preservação das pessoas – entenda-se por pessoas nossos clientes, consumidores, funcionários, fornecedores, entre outros, ou seja, o público afetado pela crise em questão.
Em questão de horas, uma crise pode causar danos irreversíveis à empresa. Por isso, é imprescindível ter uma equipe alinhada, responder à crise com transparência e agilidade (se possível nas primeiras 24 horas) e ter um gestor/líder preparado a ser o porta-voz e sanar qualquer dúvida.
Para se trabalhar na área, é essencial ter empatia e vontade de buscar iniciativas que eliminem os riscos à corporação: “Deve ser uma liderança capaz de promover equilíbrio e racionalidade no grupo. Precisa ter uma visão holística do mercado e da empresa. Precisa entender que as crises afetam o ânimo dos funcionários, por isso, além de olhar para o ambiente externo, o gestor deve olhar para dentro da empresa, sentir o “ambiente” e fornecer perspectivas de melhoria para inspira confiança ao time para enfrentar os desafios.

Toda crise traz lições e oportunidades! #TudoPassa
Segundo o professor Borghi, “Os autores mencionam a fase de aprendizagem (seguinte à recuperação pós-crise) como uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento organizacional. Na verdade, indicam que as lições aprendidas devem ser empregadas no desenvolvimento de competências dos administradores a fim de evitar novas ocorrências ou criar contingências para minimizar os impactos negativos.”

De acordo com o que vivemos atualmente, podemos notar a importância de mantermos a calma e colaborarmos para o fim da Crise – seja ela pessoal ou profissional. Nós estamos nos preparando para um novo mundo e já temos a certeza de que toda crise #VaiPassar e, unidos, venceremos todas as batalhas!

#MauaContraCoronavirus #GestaodeCrise #CriseMundial #CrisenaSaude #CriseEconomica #GerenciamentodeCrise #Coronavirus #COVID19 #UnidosContraCoronavirus #FiqueEmCasa #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.