COVID-19 e o Gerenciamento de Projetos | Mauá contra Coronavírus

Artigo do professor Me. Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso, coordenador do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos da Mauá

Uma das consequências da pandemia do COVID-19 no ambiente empresarial foi mostrar que estar preparado para lidar com as incertezas no mundo atual pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma empresa.

O COVID-19 está mudando o cenário empresarial para todos nós. Embora cada empresa tenha desafios específicos, todas estão sendo afetadas de alguma maneira: fechamento de lojas, alterações nas demandas dos clientes, problemas na cadeia de suprimentos ou questões logísticas. Exigências, cada vez maiores estão sendo colocadas sobre as áreas responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços, ou empreendimentos de caráter interno ou externo para garantir a sobrevivência da empresa.

A pergunta que se coloca é: qual a profissão que está mais preparada para lidar com um ambiente repleto de incertezas?

Como disse Peter Drucker:
“A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será diferente, portanto, a melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo. O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.”

A situação atual no mundo dos negócios está deixando administradores, gerentes, governantes perplexos diante das decisões que deverão tomar.  A maioria das pessoas fica perturbada pela incerteza nas decisões: elas gostariam que o mundo fizesse sentido, fosse previsível e os acontecimentos ocorressem de acordo com regras claras de causa e efeito.

Se há uma coisa em que todos os governantes, executivos e membros do conselho de empresas concordam, é que um grande colapso ou fracasso não pode e não deve acontecer em sua gestão.

Quer gostemos ou não, a incerteza é um fato inevitável da vida e do ambiente de negócios. Antecipação Estratégica, Agilidade Organizacional e Absorção da Incerteza oferecem a promessa de ajudar a aproveitar as oportunidades e ameaças que não podemos prever nem controlar.

A incerteza sobre o futuro, muitas vezes, faz quem deve tomar decisões se sentir ansioso, e isso pode desafiar a autoestima, minar a confiança e levá-lo a questionar a capacidade de enfrentá-la. As pessoas respondem a essas ansiedades de diferentes maneiras. Uma resposta é encontrar uma maneira de “se livrar” ou delegar o problema – passando a bola para cima ou para baixo. Se isso não for possível, então outra, e possivelmente a estratégia mais perigosa, é evitar completamente a decisão através da procrastinação.

O medo do fracasso pode levar à paralização. A incerteza pode ser vista através de duas formas diferentes: uma que vê somente as ameaças e outra que vê as oportunidades. Incerteza como necessidade, pode ser a mãe da reinvenção.

Para assegurar a sobrevivência dos empreendimentos nesta turbulência, o Gerenciamento de Projetos profissional tem mostrado toda a sua força.

Projetos lindam com o futuro. Gerenciar projetos é fazer o futuro acontecer.

Gerente de Projeto hoje não só é uma profissão essencial para as empresas como exige um alto grau de formação acadêmica e conhecimento, totalmente diferente daquele que era exigido alguns anos atrás para quem queria abraçar a profissão. 

O  MBA em Gerenciamento de Projetos da MAUÁ vai tornar você este profissional que o mercado esta procurando. Clique aqui e saiba mais!

#MauacontraCoronavirus #GerenciamentodeProjetos #COVID19 #Crise #Empreendedor #Empreendedorismo #GestaodeProjetos #CriseMundial #oportunidade #MBA #PosGraduacao #PosGraduacaoMaua #DeQueLadoVoceEsta #Futuro #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

2 Replies to “COVID-19 e o Gerenciamento de Projetos | Mauá contra Coronavírus”

  1. Prof. Pedroso, meus parabéns! Realmente, como o senhor mesmo ressalta em suas aulas, a incerta, se encarada como uma oportunidade pode ser altamente proveitosa em nossa tomada de decisão.

  2. Gostei da abordagem, diante de uma situação como essa, com tantas decisões por parte de nossos governantes para tentar conter a propagação, proteger. Concordo que o mom para cada um é de agir na busca de soluções para o seu negócio, o medo tem as duas facetas a de paralisar e a do agir, então vms agir na busca por criar soluções, pensar, planejar e colocar em prática. Nosso foco deve estar na solução e não no problema. Parabéns prof por trazer esse tema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.