COVID-19: como a Administração pode contribuir para a retomada do desenvolvimento do País?

O que será do futuro do País e do mundo?
Este é um questionamento que nenhum especialista conseguiu esclarecer até o momento, pois o novo Coronavírus avançou rapidamente e o fim da Pandemia é, por ora, algo imprevisível, incalculável.

O brasileiro tem um perfil imediatista e consumista. Além disso, é notório que o País sofre com a desigualdade social e uma relevante fatia da população tem sua renda gerada por serviços informais que suprem apenas as suas necessidades básicas diárias.
Crê-se, portanto, que a cultura da Poupança não tem muita aderência por aqui. E com isso a Economia se move no sentido inverso: “Primeiro eu gasto; depois, caso sobre algo, eu reservo – ou compro outra coisa.”

Quando um país entra em crise, são necessárias ações imediatas por parte do Governo, das empresas e também de cada cidadão, para que os danos nesse período sejam sempre os menores possíveis.
Mas o cenário do Brasil, que já era preocupante, pode ter piorado com a chegada do COVID-19: muitos trabalhadores que dependiam do trabalho para a sua sobrevivência, se encontram agora em situação alarmante, pois não possuem os recursos necessários que garantirão a sua saúde, nem a de seus familiares. Falta de alimentação adequada, saneamento básico, entre outros, podem gerar problemas ainda maiores do que o vírus atual.

Percebemos, então, a importância da Gestão: é preciso ter mentes inovadoras que tragam soluções rápidas e eficazes à sociedade, principalmente em momentos como este.

Um(a) administrador(a) deve ser resiliente e enxergar as oportunidades que contribuirão com o desenvolvimento da sociedade. Abaixo, listamos 5 exemplos da contribuição da Administração para o nosso cotidiano que são extremamente importantes e podem passar desapercebidos:
1 – cuida da geração e manutenção dos empregos;
2 – faz os investimentos para o desenvolvimento de novos produtos;
3 – contribui para o desenvolvimento sustentável;
4 – melhora processos: elevando a produtividade, reduzindo os custos e os preços dos produtos;
5 – cria condições para que os produtos estejam acessíveis ao mercado consumidor.

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