Faltam 2 dias para a Eureka Mauá 2019!

Está chegando um dos maiores e mais esperados eventos do ano: a Eureka 2019, exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs dos cursos de Administração, Design e Engenharia da Mauá! Saiba mais.

Em sua 25.ª edição, a Eureka reunirá mais de 200 trabalhos e acontecerá de 25 a 27 de outubro, das 14h às 20h30, no Ginásio de Esportes – campus de São Caetano do Sul.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE – EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO!

Neste ano, muitos projetos inovadores serão apresentados por aqui, abordando temas e necessidades atuais por meio de ideias inovadoras e tecnologia!

Os alunos se mostraram preocupados com a 3.ª idade, que em poucos anos representará a maior fatia da população. Por isso, desenvolveram algumas soluções, como um robô de companhia para idosos (Engenharia de Controle e Automação) que auxilia na prevenção da depressão e é capaz de propor atividades para mantê-los ativos, além de lembrá-los de seus compromissos, responder perguntas e elaborar relatórios médicos periódicos.

Outro tema bastante explorado foi a alimentação, dado o alto índice de obesidade e a busca de grande parte da população por uma vida mais saudável. Além de planos de negócio (Administração), os estudantes de Engenharia de Alimentos desenvolveram produtos com menor adição de açúcar, biscoitos proteicos feitos de arroz e feijão (isso mesmo, bem brasileiro e nutritivo), sobremesa láctea enriquecida com cálcio extraído da casca do ovo, item geralmente descartado nas receitas, entre muitas outras opções!

Falando em alimentos, você gosta de abacate? Essa fruta gerou ideias muito inusitadas aos alunos de Engenharia Química, como a utilização de sua semente “em pó” em alimentos e cosméticos, já que é considerada uma excelente fonte de fibra dietética, além de conter antioxidantes, ácidos graxos e potássio ou, ainda, no desenvolvimento de plásticos biodegradáveis feitos dessa mesma semente, visto que a poluição por plásticos é um dos grandes desafios do século XXI e pode ser bem menos agressiva ao meio ambiente, se comparado com o petróleo.

Agora, já imaginou uma tinta que seja capaz de conduzir energia? Os estudantes desenvolveram uma solução à base de alumínio (Engenharia Química), que geralmente é considerado resíduo de descarte em vários outros processos. Reciclar e criar algo inovador? Isso é Mauá!

Os alunos de Engenharia Civil mostraram que são capazes de trabalhar com o que há de mais moderno em softwares da área e desenvolveram várias soluções utilizando a plataforma BIM, mostrando o atual cenário de utilização da tecnologia BIM, escaneamento 3D, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) no Brasil e no mundo!

Embora existam campanhas para a redução do tabagismo, ele ainda é um hábito muito comum e, como consequência, gera bitucas que contêm toxinas que podem ser liberadas no meio ambiente. As bitucas são feitas com material petroquímico e podem ser recicladas gerando novos produtos, reintegrando esses materiais na cadeia produtiva. Pensando nisso, estudantes de Engenharia Química da Mauá desenvolveram uma cola para aplicação com base no material polimérico utilizado nas bitucas.

E aí, gostou das novidades? Então não perca tempo e venha prestigiar os nossos alunos! Nós esperamos você!

#EurekaMaua2019 #TCC #Administracao #Design #Engenharia #inovacao #tecnologia #SaoCaetanodoSul #SP #DesenvolvaSuaVisao #vempraMaua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.