Quem está ansioso para o início da Copa? \o/

A Rússia sediará um dos desafios esportivos mais aguardados no mundo todo.

Para organizar um evento desse porte, é necessário ‘preparar o terreno’ e disponibilizar espaços a fim de receber o público e realizar as partidas: os famosos estádios ou arenas!

 

Primeiro: como escolher o local?

A construção de um estádio é de muita complexidade. A sua localização deve ser, de preferência, próxima às estações de metrô ou trem, facilitando a locomoção de multidões. Caso não seja possível/viável, deve-se analisar as vias próximas, considerando sua capacidade de absorver o aumento do tráfego (60 mil pessoas em média).

 

Você já parou para imaginar o trabalho que dá para construir esses espaços?

A engenharia está em constante evolução: a tecnologia para construir, bem como para projetar os estádios sofreu grandes mudanças.

As primeiras obras desse porte aconteceram no império romano com a construção do Coliseu: já naquela época eles eram preocupados com o tempo necessário para esvaziar o espaço – tema que ainda é desafiador na atualidade.

Para cumprir esse objetivo, o Coliseu precisava de grandes aberturas para comportar a locomoção de multidões. Para isso, era necessário ter grandes vãos, o que para a época era muito complexo – e foi resolvido utilizando os arcos.

Coliseu de Roma, Itália

Atualmente, para vencer os vãos de cobertura, pode-se usar concreto protendido ou até mesmo tensoestruturas – ambas as tecnologias são relativamente novas.

Além da evolução dos materiais para a construção do estádio, também aumentaram as preocupações com o conforto dos espectadores, que mudaram o seu comportamento e exigências ao longo do tempo. Com o uso dos computadores, essas análises passaram a ser mais precisas.

Torcida – década de 50

Torcida na atualidade

 

O Brasil é o País dos fanáticos por futebol! Mas como os países culturalmente diferentes fazem para que seus estádios não se transformem num ‘elefante branco’?

Nem todos os locais que recebem jogos da Copa do Mundo precisam de grandes estádios. O ideal seria construir estruturas que pudessem ser desmontadas ou reutilizadas de outro modo, evitando, posteriormente, a perda dos espaços e do dinheiro investido.

 

Estádios e a Construção Sustentável

O Catar (Copa de 2022) está planejando desenvolver estádios que possam, pós-Copa, transformar-se em moradias, shoppings ou áreas de lazer. Desse modo é possível reaproveitar o espaço e até mesmo recuperar um percentual do investimento por meio da venda de suas partes. 😉

 

#PARTIU, RÚSSIA!

Conheça os espaços que receberão o Brasil nos primeiros Jogos!

 

Arena Rostov (saiba mais)

Aqui começa a grande disputa!

Inaugurado em 2018, o espaço tem capacidade para 45 mil pessoas e sediará a partida de 17 de junho às 15h, contra a Suíça.

 

Estádio São Petersburgo (saiba mais)

Inaugurado em 2017, o espaço tem capacidade para 67 mil pessoas e sediará a partida de 22 de junho às 9h, contra a Costa Rica.

 

Estádio Spartak (saiba mais)

Inaugurado em 2014, o espaço tem capacidade para 45 mil pessoas e sediará a partida de 27 de junho às 15h, contra a Sérvia.

 

O texto que você acabou de ler foi desenvolvido com o conteúdo enriquecedor do Prof. Fábio Selleio Prado, especialista em Mecânica das Estruturas. Ele participou do projeto da Arena Corinthians, espaço utilizado na Copa do Mundo que aconteceu no Brasil em 2014. 🙂

“Participar de um projeto de estádio foi incrível. Algo que eu vou levar para sempre em minha vida. Eu trabalhei no projeto de estruturas de concreto e também fiz a análise dinâmica (esse trabalho tem o objetivo de dimensionar a estrutura para que ela não tenha nenhuma patologia ou problema de vibração excessiva).

Também tive a oportunidade de compor a equipe de pesquisa para a análise dinâmica experimental na Arena Corinthians no dia de sua inauguração, que tinha o objetivo de comparar os valores de vibração previstos em projeto com os valores encontrados já no estádio finalizado.”

 

#CopadoMundo #Russia2018 #estadios #estrutura #ConstrucaoSustentavel #sustentabilidade #seguranca #partidas #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

 

Nenhum comentário para “Aquecimento para a Copa Rússia 2018 | Curiosidades sobre estádios”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário