O objetivo desse projeto é desenvolver um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, para lançar na atmosfera experimentos científicos na área aeroespacial e astrobiologia. São projetos que incentivam a experimentação e o desenvolvimento de conhecimentos relacionados às ciências espaciais e são fundamentais para a capacitação de recursos humanos no País. Esse projeto desafia os alunos a obterem uma experiência hands-on durante aproximadamente um ano, desde a concepção, por meio da integração e teste até a operação real do sistema; capacita professores, alunos da Mauá e alunos do Ensino Médio por meio das parcerias com colégios, utilizando metodologias ativas de aprendizagem.

No último sábado, dia 19 de maio, alunos, professores e pesquisadores da Mauá lançaram, do Aeroclube de Itápolis (a 400 km de São Paulo), o balão meteorológico! 😀

Balão meteorológico na porta do Hangar do Aeroclube de Itápolis

Essa atividade teve como missão fazer medições de UVA, UVB, UVC, pressão e temperatura nas diversas altitudes. As equipes foram divididas para cuidarem do balão (equipe 1), cabos (equipe 2) e eletrônica (equipe 3). Confira abaixo o passo-a-passo do lançamento!

 

A equipe 1 foi responsável pelo enchimento do balão, utilizando gás hélio.

Enchimento do balão com gás Hélio

Enchimento do balão com gás Hélio

Enquanto isso, a equipe 2 preparava os cabos de Kevlar® e as amarrações do paraquedas com a caixa contendo o experimento.

Equipe cabos prepara os cabos de Kevlar® e as amarrações do paraquedas com a caixa contendo o experimento

Equipe cabos prepara os cabos de Kevlar® e as amarrações do paraquedas com a caixa contendo o experimento

A equipe 3 foi responsável por preparar os sensores de UVA, UVB, UVC, pressão e temperatura.

Equipe eletrônica responsável por preparar os sensores de UVA, UVB, UVC, pressão e temperatura

A equipe 3 também foi responsável pela previsão do local de queda da caixa, por meio do site: www.predict.hab.hub.org e pela telemetria.

Testes de telemetria

TUDO PRONTO PARA O LANÇAMENTO! Aguardando autorização das autoridades locais. 😉

Balão pronto para ser lançado aguardando autorização das autoridades locais

Após o lançamento, a equipe de resgate deslocou-se de carro para o local provável da queda, acompanhando os sinais enviados pela telemetria e pelo sistema de rastreamento Spot que fornecia a localização da caixa em tempo real.

Trajetória da caixa descrita pelo Spot

Embora as equipes tivessem o local provável da queda da caixa, não foi possível localizá-la de imediato, pois a mesma aterrissou próxima à Rodovia Municipal Ayrton Senna, no município de Itirapina, a 150 km do local de seu lançamento. Por esse motivo, foi necessário enviar todas as equipes ao local para auxiliar nas buscas. 😉

Buscas da caixa na mata

A caixa foi localizada por um comerciante local e entregue às equipes de buscas. Como previsto, ela sofreu algumas avarias.

Caixa recuperada após a queda

Parabéns à equipe HAB-Mauá pelo sucesso no lançamento do balão meteorológico! 😉

Equipe HAB-IMT que participou do lançamento do balão meteorológico

 

O RESULTADO: ESSAS IMAGENS INCRÍVEIS MOSTRANDO A SUPERFÍCIE DA TERRA!

Foto da caixa durante a subida do balão

Foto da caixa durante a subida do balão

Essa experiência permite ao aluno melhorar a sua compreensão e desenvolver suas habilidades teóricas e práticas, em especial as relacionadas à pesquisa científica, como: desenho técnico; análise de dados e sua representação; trabalho em equipe; gestão de projetos; projeto e construção de circuitos eletrônicos; projeto e desenvolvimento de programas de computador e rotinas de testes.

 

A Mauá oferece essa e diversas outras opções de Atividades Extracurriculares e de Competição Acadêmica. Clique aqui e saiba mais!

Você é o (a) protagonista de sua história. Seja uma mente inovadora e desenvolva o que há de melhor em você! Faça seu cadastro e fique por dentro do Vestibular Mauá 2019. 😉

Equipe HAB-IMT lança balão meteorológico no espaço

#HABMaua  #espaco #Engenharia #BalaoMeteorologico #PBL #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

1 comentário para “Equipe HAB Mauá lança balão meteorológico no espaço”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Ednilson

24 de maio de 2018 ás 18:35

Estive conversando com esses alunos no dia em que meu filho estava fazendo o vestibular da Maua. E vi essa ideia de lançar esse balão de alta altitude para um experimento científico, foi aí que percebi que meu filho estava na faculdade certa…parabéns a todos os envolvidos…

Deixe um comentário