Sempre enfatizamos aqui no BLOG e demais meios de comunicação que a Mauá forma profissionais com a excelência que o mercado exige, porém, mais que isso, cidadãos aptos a transformar o mundo com ideias inovadoras. Hoje vamos explicar o porquê dessa afirmação, trazendo a você um exemplo inspirador. 😉

Ana Carolina Caruso, Gustavo Quintero, Paola Terilli e Raíssa Padial Passos são alunos da última série de Engenharia de Produção. Eles escolheram uma causa nobre para o tema de seu TCC: desenvolver uma caixa IDEAL para o transporte de órgãos. 🙂

A ideia foi tão bem aceita, visto a necessidade do setor, que o professor orientador do projeto, Ari Nelson Rodrigues Costa, e a professora Cláudia Alquezar Facca, coordenadora do curso de Design da Mauá, elaboraram um encontro com renomados profissionais da Saúde para debater as necessidades desse processo, e tentar desenvolver, juntos, uma solução viável.

Na última quinta-feira, 24 de agosto, a professora Claudia ministrou um workshop sobre Design Thinking a todos os envolvidos. Estiveram no evento nomes como: Dr.ª Rosana Nothen, coordenadora do Sistema Nacional de Transpolantes; Dr.ª Bartira Roza, da Escola Paulista de Enfermagem (Unifesp); Ivana Pessato, gerente da Organização de Procura de Órgãos – OPO; Dr.ª Janine Schirmer – diretora da Escola Paulista de Enfermagem (Unifesp); entre outros talentos. O reitor da Mauá, prof. José Carlos de Souza Jr, e o pró-reitor, prof. Marcello Nitz, compareceram no início do evento para saudar os participantes.

“Nós temos acesso a apenas 30% dos doadores… e agora surgiu uma nova inquietação: desde 2000 nós mantemos um convênio com as companhias aéreas, que fazem o transporte dos órgãos gratuitamente, sem nenhum ônus, inclusive arcando com as taxas da INFRAERO, para que possamos circular dentro dos aeroportos. Essa é uma das políticas de parceria pública-privada mais bem-sucedidas da área da Saúde.

Mas os novos tempos de crise vêm impondo coisas novas. As aeronaves estão cada vez mais ocupadas e precisamos pensar na padronização das caixas de transporte para que as companhias possam identificar e disponibilizar o espaço que elas precisam ocupar”, afirma a Dr.ª Rosana Nothen.

“A caixa utilizada atualmente é aquela que adquirimos em supermercado mesmo”, comenta a Dr.ª Bartira Roza.

Com todas as informações vimos que esse é, de fato, um grande desafio. O encontro foi marcado pelo debate e árduo esforço de todos à procura de soluções para resolver essa questão.

 

Atualmente o grupo está analisando os resultados obtidos no workshop e buscando, com muita determinação, solucionar esse problema. Em breve divulgaremos mais novidades do projeto. 😉

Sabia que você também pode colaborar com esse TCC? Comece agora mesmo a transformar o mundo: seja um DOADOR DE ÓRGÃOS.

 

Compartilhe essa história com os amigos! Juntos, sempre somos mais fortes. 😉

 

#TCC #EngenhariadeProducao #transportedeorgaos #saude #doeorgaos #sejaumdoador #eusouMAUA #vaiMAUA #orgulhodeserMAUA

Nenhum comentário para “TCC | alunos da Mauá unem-se para resolver questão de saúde pública”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário