Vocábulo muito conhecido principalmente no mundo corporativo, NETWORKING é uma palavra de origem inglesa que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte em que existe a partilha de serviços e informações entre indivíduos ou grupos com um determinado interesse em comum.

NETWORKING = CONHECER PESSOAS + RELACIONAR + CONVERSAR + OUVIR!

Essa é uma ferramenta importantíssima tanto para os profissionais já insertos no mercado de trabalho quanto para aqueles que buscam uma oportunidade. Para realizar um bom networking, é essencial manter relacionamento e proximidade com profissionais importantes para a sua área de atuação. O BLOG da Mauá traz umas dicas para que você tenha uma lista de contatos efetiva e de qualidade. 😉

 

SEJA NATURAL E NÃO SINTA VERGONHA!

Nada de ser ‘morno’! Sorriso falso, conversas forçadas e assuntos aleatórios certamente não são atrativos na hora de iniciar o contato com alguém. Busque relacionar-se com profissionais de forma natural e não se sinta culpado ao se aproximar das pessoas: saiba que,  do mesmo modo que os seus contatos poderão contribuir futuramente com sua carreira, você também poderá ajudá-los quando necessário.

Perceba que o networking não possui foco somente no seu benefício próprio. Você também deverá estar disposto a contribuir com os colegas. Networking é troca.

 

PARA DAR UMA BOA IMPRESSÃO, SEJA PROATIVO E MANTENHA-SE ATUALIZADO!

Informação é essencial para iniciar uma boa conversa – e manter um ótimo relacionamento! Esteja sempre atualizado e mostre que busca dominar os assuntos de seu interesse! Lembre-se de que a fórmula ideal para uma conversa, principalmente a primeira, é: OUVIR MAIS e FALAR MENOS.

Ah! Procure iniciar a conversa! Mostre que você não está com medo, mas  focado em construir sua rede de contatos. E atenção: ser tímido não é defeito! Drible suas limitações e procure transmitir seus objetivos de forma sucinta e objetiva.

 

TENHA CARTÕES DE VISITAS!

Mesmo que ainda não tenha iniciado sua experiência profissional, o ideal é ter um cartão com suas principais informações (nome, e-mail, telefone), para entregar somente aos profissionais que julgar mais interessantes, a fim de conquistar uma rede de contatos mais qualificada. Menos é mais!

 

E VOCÊ? TEM ALGUMA DICA LEGAL? CONTE AQUI PARA OS COLEGAS! 😉

#network #networking #relacionamento #profissao #vaiMAUA

Nenhum comentário para “Como fazer networking? Dicas preciosas para uma rede de contatos de qualidade”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário