Você está prestes a viver uma das fases – se não, a fase – mais marcantes de sua vida, rumo a um ambiente novo e desconhecido. Agora, passa noites em claro, dedicando-se aos estudos para o vestibular e perdendo-se em pensamentos e ansiedades sobre o que está por vir. O objetivo de todo esse esforço é: ingressar na universidade e começar a desenvolver suas habilidades e competências para, então, iniciar sua carreira profissional.

Algo novo se aproxima! Mas o que esperar dessa fase? Como aproveitá-la da melhor maneira? Como agir para conquistar o tão-sonhado sucesso profissional?

Ao entrar na universidade, lembre-se disto: agora, novas responsabilidades entrarão em cena, fazendo de você o protagonista de sua própria história e o principal responsável pelo desenvolvimento de sua carreira. A universidade fará com que você descubra e desenvolva suas habilidades, e os professores passarão a ser ‘orientadores’, que darão todo o suporte necessário nessa fase.

Busque conhecer e experimentar todas as oportunidades que acontecem dentro e fora da sala de aula: projetos e atividades práticas, iniciação científica, eventos, atividades de competição acadêmica, visitas técnicas, intercâmbio, são algumas das inúmeras oportunidades para que você se especialize e obtenha novos conhecimentos.

Faça uma autoanálise para compreender quais são os seus pontos fortes e fracos. Procure desenvolver todos os pontos e, quando necessário, conte com o auxílio dos professores-tutores.

A universidade deve prezar por seu desenvolvimento como profissional e, também, como indivíduo. Procure participar de ações sociais promovidas pela universidade, para entender ainda mais o seu papel de cidadão na sociedade. Aqui,  na Mauá, alunos participam de ações e projetos sociais desenvolvidos pela Mauá Jr., Enactus Mauá, entre outros. Esse contato fará de você um estudante ainda mais realizado. J

A universidade deve proporcionar ao aluno o contato com o mercado de trabalho. A Mauá, por exemplo, promove Feiras de Estágio, palestras, workshops, parcerias com renomadas empresas, Semanas de Profissões, Eureka, Central de Vagas de Estágio e Empregos, entre outras opções, fazendo com que o aluno tenha contato com renomadas empresas.

A universidade deve preparar os alunos para o cenário atual da sociedade. Em meio à crise, os alunos devem buscar, por meio de projetos e atividades práticas, soluções para os diversos problemas vividos pela sociedade na atualidade. No curso de Administração da Mauá, reconhecido pelo MEC com conceito máximo (5) e com acordo de cooperação com a De Montfort University, para que alunos tenham a possibilidade de obter dupla diplomação, por exemplo, o aluno aprende a identificar oportunidades e a alcançar resultados, com base na metodologia PBL – Problem Based Learning (Aprendizado com Base em Problemas). Esse conceito também é aplicado nos outros cursos que a Mauá oferece. 😉

A universidade deve oferecer recursos para você concluir sua graduação. A Mauá  conta com Bolsas de Estudo e Financiamento próprios, para que você conquiste o seu sonho de tornar-se um profissional bem sucedido.

Por último, mas não menos importante: cultive amigos! Afinal, você passará os próximos anos nesse ambiente, e os amigos que fará aqui estarão vivendo a mesma fase que a sua. Isso será excelente para incentivá-lo a persistir nessa jornada árdua, porém gratificante, de universitário! 😀

 

A Mauá deseja que você tenha muito sucesso em sua carreira! Viva cada momento com entusiasmo e lembre-se sempre: #vaivalerapena! 😉

 www.maua.br/vestibular

#Vestibular #VestibularMaua2016 #oqueesperardauniversidade #vempraMaua

Nenhum comentário para “O que esperar da universidade?”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário