Até onde você é capaz de ir para realizar um sonho? Como superar os seus medos e limites? Na história que contaremos agora, você verá que tudo é possível por meio da ‘fórmula da conquista’, definida basicamente em:  fazer um bom planejamento e executá-lo! 😉

Três irmãos e um amigo em comum, todos alunos ou ex-alunos da Mauá, embarcaram numa aventura para lá de especial: navegaram de Guarujá a Miami em 100 dias, fato que deu origem ao livro “Giramundo – 100 dias entre trópicos”. André Brunello Napoli, aluno da 5.ª série de Engenharia Mecânica, Felipe Brunello Napoli, aluno da 4.ª série de Engenharia de Produção, Lucas Brunello Napoli, ex-aluno de Engenharia de Produção e Pedro Augusto Vial Marchi, aluno da 5.ª série de Engenharia de Produção, são os protagonistas dessa aventura. 🙂

Sempre que podem, os três irmãos vão à casa de praia da família. Foi lá que conheceram Pedro, há aproximadamente dez anos, que desde então passou a ser considerado um 4.º irmão. Juntos, começaram a sonhar: “Nós vamos dar uma volta ao mundo de barco”.

Em 2012, Lucas, o irmão mais velho, estava em sua viagem de formatura da Mauá quando decidiu enviar uma mensagem ao grupo: “A hora é agora. Vamos aproveitar, porque depois não teremos mais tempo!”. Então, os quatro amigos se reuniram e começaram a planejar tudo: montaram um business plan, uma apresentação de Power Point, reuniram os pais e apresentaram a proposta. O pai dos meninos, então, teve uma ideia: juntou os quatro e levou-        -os para velejar num final de semana. Naquele passeio, ajudou-os a repensarem o plano: uma volta ao mundo era algo muito grandioso, que exigia mais experiência. A rota, então, foi ‘lapidada’: eles embarcariam em 18 de dezembro de 2013, no Guarujá, rumo a Miami.

Felipe Napoli, autor do livro, comentou em entrevista ao BLOG da Mauá que tudo o que aprenderam na Mauá ajudou muito: “A faculdade nos ajudou 100% no planejamento. No primeiro encontro já montamos um cronograma com todas as atividades necessárias até a partida, com timeline e os responsáveis por atribuição. Além disso, tivemos de resolver as questões burocráticas: cursos – cartas náuticas, provas, habilitações, documentações, reforma e adaptação do barco, que é de 1989 etc.  Engenharia é uma área muito ampla e, com os conhecimentos adquiridos na Mauá, pudemos montar os planos de negócio e de marketing, resolver as questões jurídicas, os ajustes técnicos, alimentação, vestuário e os diversos outros detalhes básicos que tivemos de dar conta.

Enfrentamos nossos medos.  Há até um capítulo no livro com esse título. Você realmente vê o tamanho do ser humano quando está em momentos de adversidade. Enfrentamos  tempestades, mas com trabalho em equipe deu tudo certo. E ver as pessoas acompanhando-nos  e torcendo por nosso sucesso foi realmente gratificante.”

A princípio, Felipe não tinha ideia de fazer um livro, mas apenas um relato, um diário de bordo para registrar as coisas que aconteciam todos os dias: “Quando voltei de viagem, comecei a passar a limpo os registros que escrevi no barco;  então,  saiu o livro. É gratificante ver meus pais emocionados ao lerem”.

Inspire-se com este recado do Felipe: “Aquela velha história de ‘basta querer’ é realmente verdade. O André, meu irmão, sempre diz: “Se você for bom fazendo aquilo de que não gosta, imagine fazendo aquilo de que gosta!!!  Com certeza será o melhor do mundo!”

 

A Mauá felicita esses alunos que, com o livro, partilharam conosco muitos conhecimentos e nos permitiram viajar com eles nessa deliciosa aventura! E que venham mais histórias! 😀

 

Conheça a página do Giramundo Trip no Facebook e permita-se viajar com o grupo no livro “Giramundo – 100 dias entre trópicos”. 😉 

#alunosMaua #Engenharia #foco #determinacao #aventura #vaiMaua #orgulhodosalunosdaMaua

1 comentário para “Alunos da Mauá velejam do Guarujá a Miami e lançam livro “Giramundo – 100 dias entre trópicos””

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Rudge

22 de outubro de 2015 ás 16:56

Parabéns a tripulação! Muito bom ver a engenharia da Mauá ajudando a realizar projetos inspiradores.

Deixe um comentário