Ontem, a Mauá iniciou a Semana de Design Mauá 2015 (saiba mais e inscreva-se), que acontecerá até amanhã, 25 de setembro, com palestras, mesas redondas e apresentações sobre o tema “O futuro é uma incógnita”. O objetivo é trazer uma reflexão sobre o período que estamos vivendo no Brasil, a crise econômica que afeta vários setores da indústria e a necessidade de olharmos sempre para frente, tentando imaginar e criar aquilo que será necessário ou desejo  das pessoas no futuro.

Mas você sabe qual é o papel do Design / Designer no mercado de trabalho?

A Mauá acredita que Design, assim como as demais profissões que compõem os cursos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, tem o papel fundamental de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas  como?

Designer é um profissional com habilidades criativas voltadas a atender as necessidades dos usuários e gerar soluções estéticas, técnicas e funcionais para produtos a serem fabricados em pequena, média ou grande escalas. Com sólida formação técnica, raciocínio crítico e analítico, gosto pela experiência, pela prática e pela pesquisa nas áreas de Design e Tecnologia, o Designer é capaz de gerenciar pessoas, com uma visão sistêmica de todo o processo de desenvolvimento de um produto, serviço ou sistema, para a melhoria contínua do que é oferecido à nossa sociedade.

Confira,  abaixo,  quatro mitos sobre a profissão.

Todo Designer é desenhista.

O Designer não apenas possui conhecimentos sobre desenho técnico e artístico, mas também trabalha em muitas outras competências, como gerenciamento, projeções, ergonomia, entre outros.

Design e Designer são a mesma coisa.

Design é o nome atribuído à profissão. Designer é o nome dado ao profissional da área.

Todo Designer é ‘artista’.

Embora utilize recursos artísticos para desenvolver projetos, o Designer tem como objetivo principal atender demandas. Para isso, considera muitos outros fatores, como produção, custos, entre outros.

Designer tem a liberdade de desenvolver seus projetos do jeito que bem entender.

Para desenvolver um projeto, o profissional do Design deve considerar muitos fatores. O objetivo é atender às necessidades impostas pelo eventual cliente, e não a satisfação pessoal do Designer.

Você sabe qual é a principal verdade sobre a profissão de Design? É desenvolver profissionais que contribuam para um futuro melhor, com ideias e soluções inteligentes e inovadoras! 😉

 

Conheça mais sobre o curso de Design da Mauá | Curta e acompanhe o Facebook do curso de Design da Mauá | Inscreva-se no Vestibular Mauá 2016

 

#MitoseVerdades #Design #vestibular #carreira #vaiMaua #orgulhodeserMaua

2 comentários para “Quatro Mitos e Verdades sobre Design e Designers”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
André Marcolino

25 de setembro de 2015 ás 11:31

Excelente matéria, e boas explicações são de fundamental importância é preciso esclarecer afastando as muitas duvidas que insistem neste Marcado especialmente para jovens que escolhem esta área par atuar profissionalmente. É também importante especialmente para o micro empreendedor ou pequenas empresas que também tem suas duvidas. Para Mim a melhor parte da Matéria quando diz que “Você sabe qual é a principal verdade sobre a profissão de Design? É desenvolver profissionais que contribuam para um futuro melhor, com ideias e soluções inteligentes e inovadoras!”.

Abraços !

André Marcolino
Industrial Design

Deixe um comentário