O documentário sobre o Instituto Mauá de Tecnologia, lançado recentemente, narra a história do Centro Universitário e do Centro de Pesquisas, enfatizando a metodologia de ensino aplicada, a relação do IMT e dos alunos com o mercado de trabalho e também a vivência no Campus de São Caetano do Sul. O reitor e professor da Mauá, José Carlos de Souza Júnior, disse: “Fazer um nível superior é VIVER essa universidade, e o Campus torna essa vivência algo mais proveitoso. Exemplo disso é fazer esportes com os colegas…”

No Campus da Mauá de São Caetano do Sul,  há o Centro Universitário – CEUN, que dispõe de um Complexo Esportivo com 13.800m² de área. O Centro de Esportes e Atividades Físicas – CEAF, conta com um campo de futebol com dimensões oficiais, ginásio de esportes RECÉM-REFORMADO com três quadras, vestiários, lanchonete e uma piscina semiolímpica.

Ginásio de Esportes recém-reformado

Todos os alunos e colaboradores podem agendar avaliação física e participar das modalidades propostas: tênis (iniciação, intermediário, avançado e treinos específicos); natação; alongamento; Pilates; Yoga; exercícios de força para glúteos, abdômen e pernas – GAP. Confira aqui todos os horários e não se esqueça de que para participar é necessário apresentar apenas uma declaração médica de aptidão para praticar atividades físicas. 😉

 

Mas não para por aí! A Mauá também conta com a Associação Atlética Acadêmica Barão de Mauá, também conhecida como Atlética Mauá, fundada em 12 de outubro de 1962 para representar os alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia no esporte universitário paulista, brasileiro e mundial. Sem fins lucrativos e composta por alunos de diversas séries e habilitações é responsável por treinos e eventos, tanto esportivos quanto sociais.

Amanda Bomfim, diretora geral de esportes da Atlética Mauá

O BLOG da Mauá conversou com Amanda Bomfim, aluna da 4.ª série de Engenharia de Produção e diretora geral de esportes  da Atlética Mauá, para explicar para você, aluno da Mauá, como participar dos treinos e competições.

BLOG da Mauá: Quais as modalidades disponíveis aos alunos?

Amanda: “Atualmente as modalidades que temos são: handball , vôlei, basquete, futsal, futebol de campo (somente masculino), polo aquático (somente masculino), rugby, natação, xadrez, tênis de mesa, atletismo, tênis de quadra, jiu-jitsu e judô.

Caso algum aluno queira implantar uma nova modalidade, a Atlética responsabiliza-se por ajudar com divulgação, horários para treino, espaço e material. Temos como exemplo mais recente o Atletismo: dois alunos juntaram-se para iniciar os treinos e agora já temos um time.”

BLOG da Mauá: Como se inscrever?

Amanda: “Normalmente nós oferecemos os horários de treino e pedimos ao  o aluno que compareça e converse diretamente com o técnico. Em algumas modalidades será necessário passar por uma seletiva.”

BLOG da Mauá: Quais são os recursos que a Atlética Mauá oferece para os alunos?

Amanda: “Nas modalidades individuais, como lutas, atletismo, polo aquático e natação, não há um técnico específico. Nas lutas, por exemplo, o técnico é um aluno (o mais graduado e com mais experiência); todos treinam e se ajudam sempre. Para as demais (futsal, futebol de campo, rugby, handebol, tênis de quadra, vôlei e basquete), com exceção do xadrez,  temos um treinador especializado na modalidade.

Vista aérea do campo e piscina.

A Atlética Mauá fornece uniforme para todas as modalidade e confecciona novos sempre que necessário. Esses uniformes são guardados na própria Atlética, mas alguns atletas optam por pagar e adquirir o seu, com o objetivo de personalizar (inserir seu nome etc.).

A Mauá fornece toda a verba para que os atletas participem de campeonatos. A Atlética também ajuda na divulgação dos jogos (que normalmente ocorrem nos finais de semana), dos resultados, das inscrições de campeonato e na realização de eventos como o Desafio Mauá x Fei ou desafios entre alunos e ex-alunos.”

BLOG da Mauá: Os atletas participam de quais campeonatos?

Amanda: “Os nossos maiores campeonatos são: a LIGA, FUPE, NDU (Novo Desporto Universitário) e o Engenharíadas. Esse último é o maior evento da Atlética, que ocorre numa cidade do interior de São Paulo, dura cerca de 3 a 4 dias e reúne faculdades de todo o Brasil que ofereçam o curso de Engenharia.

O xadrez foi campeão no último Engenharíadas; atualmente o time de polo aquático está participando do campeonato da FUPE, sediado na Mauá; os times de vôlei, futsal e futebol estão entre os melhores de São Paulo!”

Confira os horários dos treinos:

E aproveite: atualmente a Atlética Mauá oferece horários extras de treinos:

Vôlei (misto)

segunda e sexta- feira – 15h às 16h

Basquete (misto)

terça e quinta-feira – 13h às 15h

Futebol de Campo

segunda e quarta-feira – 15h30 às 16h30

 Futsal (feminino)

terça-feira – 17h30 às 18h30

 Futsal (masculino)

quinta-feira – 17h30 às 18h30

Handebol (misto)

Segunda, quarta e sexta- feira – 11h às 12h

 Tênis de Campo (misto)

segunda a sexta-feira – 18h00 às 19h

segunda-feira – Intermediário

terça-feira – Iniciação

quarta-feira – Intermediário

quinta-feira – Avançado

sexta-feira – Avançado

 

A Mauá sente muito orgulho desses times que vestem a camisa por amor ao esporte!

Aproveite essa oportunidade e participe! 😀


A sede da Atlética Mauá, situada atrás do Centro Acadêmico, permanece aberta durante o período de aulas, das 7h30min às 22h, e está à disposição para qualquer informação que o aluno desejar relativa às responsabilidades da Associação. Para saber mais, entre em contato pelos e-mails: atletica@atleticamaua.com.br e aaabmatletica@gmail.com.

O CEAF também compartilha todas essas informações. Compareça na Secretaria do CEAF ou ligue para (11) 4239-3134 / 4239-3016.

#AtleticaMaua #CEAF #esporte #esportenaMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Nenhum comentário para “Esportes na Mauá | Conheça o CEAF e a Associação Atlética Acadêmica Barão de Mauá”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário