Crise hídrica, crise elétrica, poluição, trânsito  são alguns dos vários problemas atualmente enfrentados pela sociedade. As cidades estão cada vez maiores e mais complexas, tornando a sua administração um desafio.

Em meio a tantas questões urgentes, nota-se que ainda há uma carência de soluções para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, a Mauá criou uma atividade prática semestral (40 horas) chamada PRO705 – CIDADE SUSTENTÁVEL, destinada aos alunos da 1.ª série de Engenharia que são amantes dos jogos e, antes de tudo, cidadãos que desejam contribuir com ideias inovadoras que possam transformar o mundo, a fim de encontrarem respostas inteligentes e sustentáveis que atendam a essas necessidades.

Nessa atividade, os alunos terão o desafio de propor soluções para uma cidade, simulada no jogo SimCity , para todos os problemas encontrados, como trânsito, falta de água e de luz, poluição, coleta de lixo etc. Para ajudá-los nessas tarefas, os professores responsáveis pela atividade ensinarão os princípios básicos de saneamento, transportes, sustentabilidade e urbanismo.

O aluno vivenciará as dificuldades que um prefeito encontra na administração de uma cidade, atendendo as exigências da população com propostas sustentáveis, sem gastar todo o orçamento. Com isso, aprenderá também gestão, fator importantíssimo para construir sua carreira.

Veja abaixo alguns problemas encontrados nesse desafio:

. tratamento de água/ geração de energia

. poluição industrial

. educação

 

. administração do orçamento da cidade

Veja agora um exemplo de uma cidade em construção:

Assista ao vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse jogo!

Aluno, participe dessa atividade e obtenha o acréscimo de 40 horas em suas atividades complementares obrigatórias. Para mais informações, fale com o seu professor-tutor e acesse o Moodle da Mauá.

 

#cidadesustentavel #solucoesecologicas #gestao #vaiMaua #orgulhodeserMaua

4 comentários para “Jogo interativo incentiva alunos da Mauá a desenvolverem soluções sustentáveis para as grandes cidades”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Eduardo

23 de julho de 2015 ás 17:51

Muito legal, mas alunos de outras séries não podem fazer a atividade?

    12 de agosto de 2015 ás 15:39

    Olá Eduardo!
    Nós ficamos felizes que tenha gostado dessa atividade. 🙂
    Inicialmente ela destina-se aos alunos da primeira série, mas conversamos com o professor coordenador e se houver vagas remanescentes avisaremos você.
    Obrigado!

Bruna

23 de julho de 2015 ás 17:24

Muito interessante e ótimo incentivo, mas acho que o curso deveria ser destinado não só para os alunos da primeira série, mas sim para outras séries também. Poderia ser uma disciplina optativa, talvez.

    12 de agosto de 2015 ás 15:40

    Olá Bruna!
    Inicialmente essa atividade destina-se aos alunos da primeira série, mas conversamos com o professor coordenador e se houver vagas remanescentes para alunos de outras séries avisaremos você.
    Obrigado!

Deixe um comentário