Muitos alunos sentem-se amedrontados com a expressão “P1”. Afinal, essa pequena sigla representa a chegada de um longo período de muitos estudos para as provas do primeiro bimestre!

Hoje, o BLOG da Mauá quer quebrar paradigmas e provar que isso não é um bicho de sete cabeças. E é possível passar por essa fase numa boa. 😉

Separamos para você, aluno da Mauá, algumas dicas de estudos para o dia  a  dia que o ajudarão muito no período de provas. E, lembre-se, sua dedicação é extremamente importante para que os resultados sejam satisfatórios.

Estude sozinho. Ao se reunir com outras pessoas, perder a concentração e falar sobre assuntos diversos torna-se algo tentador. Portanto, cogite essa possibilidade apenas se você for a pessoa  a  explicar  a matéria, pois estudos comprovam que quem explica absorve mais do que quem ouve. Aliás, explicar a matéria para você mesmo é uma ótima técnica de aprendizado.

Escreva tudo. Estudos comprovam que quem só lê  perde a concentração. A escrita é essencial para entender o assunto e mantê-lo fresco na mente. E não vale digitar, hein?! Escrever é mesmo o melhor método.

Use marca-textos e canetas coloridas para enfatizar os pontos principais e mais importantes. Procure condicionar-se a estudar por tópicos e resumos, pois , ao lê-los, você trará a sua memória  todo o conteúdo estudado.

Desligue o celular e demais itens eletrônicos. Meio óbvio, mas eficaz. Livre-se das tentações do Facebook, Whatsapp e afins. Eles são inimigos da concentração.

Revise, no mesmo dia, a matéria que aprendeu.  Isso fará com que não acumule conteúdo. Além disso, o seu cérebro entenderá que aquilo é importante e o memorizará com mais facilidade.

Entenda como você funciona. Preste atenção aos horários em que se sente mais produtivo e aproveite para revisar as matérias mais difíceis nesse período. Se sentir que está perdendo a concentração, dê uma pausa para descansar e depois volte. Afinal, não adianta forçar se não consegue mais absorver o conteúdo…

Mas cuidado: disciplina é tudo! Estipule metas e prazos de estudos para não cair na tentação de “deixar para depois”.

Organize-se. Estude num ambiente organizado e tranquilo. Use uma agenda ou um local prático para anotar as suas tarefas. Procure não desrespeitar os horários estipulados para as atividades e estudos.

Crie um ritual antes de realizar os seus estudos. Procure fazer algo para instruir o seu cérebro a estudar, como pegar um copo de água e deixar ao lado da mesa de estudos ou até mesmo fazer um alongamento. Com o tempo, esse condicionamento auxiliará  sua concentração.

Acompanhe as novidades das disciplinas pelo Moodle e Youtube da Mauá. O corpo docente trabalha incessantemente para proporcionar aos alunos todos os recursos necessários, com o objetivo de facilitar os seus estudos. Portanto, fique sempre de olho nos conteúdos frequentemente publicados no Moodle e Youtube da Mauá. Abaixo estão os links das videoaulas disponíveis.

EFB501 – Química I >> http://goo.gl/9BeXnr

EFB105 – Cálculo Diferencial e Integral I >> http://goo.gl/5Do8nh

EFB205 – Física I >> http://goo.gl/BP99Ct

EFB106 – Vetores e Geometria Analítica >> http://goo.gl/Pdz7q4

 

Se mesmo com essas dicas você ainda sente muita dificuldade com os estudos, conte com o Programa de Apoio ao Aluno da Mauá, que busca dar todo o suporte aos alunos da 1.ª série com dificuldades de adaptação, proporcionando orientações para melhor aproveitamento dos estudos e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, aproximação com os professores, informações sobre as atividades oferecidas pela Mauá, entre outros. Agende um horário com a coordenação do Programa pelo e-mail apoio.aluno@maua.br (saiba mais).

 

A Mauá deseja a todos uma boa prova! #vaiMaua

 

#vemP1 ‪#estudandoparaaP1 #euvouconseguir #vaivalerapena #orgulhodeserMaua

Nenhum comentário para “Dicas de estudo | Aluno prepare-se para a P1!”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário