Em maio deste ano, em Londrina/PR, aconteceu a 10.ª EletroMetalCon, uma Feira de Eletromecânica e Construção Civil que teve como objetivo, reunir empresários do circuito nacional, demonstrando e apresentando o que há de excelência em equipamentos, máquinas, ferramentas e serviços direcionados aos segmentos da Metalurgia, Mecânica, Elétrica, Eletrônica e da Construção Civil.

Durante a feira, aconteceu também a exposição de projetos inscritos no 6.º Prêmio CAIXA de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil, no total de 35 inscrições, de 7 estados: São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal e Paraná.

Esse prêmio tem abrangência nacional e é promovido pelos realizadores da EletroMetalCon (Senai-Londrina, Sindimetal-Londrina e Sinduscon-Norte PR) em parceria com a Caixa. Direcionado para graduandos e pós-graduandos, o objetivo do prêmio é aproximar as empresas do ambiente acadêmico, incentivando projetos que contribuam para o desenvolvimento das indústrias.

Em 23 de maio, durante a 7.ª Festa da Indústria, ocorreu a cerimônia de premiação dos três melhores trabalhos do 6.º Prêmio CAIXA, na qual um projeto desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, ganhou o terceiro lugar, dentre os 35.

O projeto “Sistema de Monitoramento de Atividades Domésticas (SMAD – Uma Aplicação de Automação Residencial Voltada para Idosos”, dos alunos Alberto Kenji Constantino Sato, Caio Valdevite Pinto, Pedro Henrique Paulesini Cella e Raul Stefano Datoro, recebeu a premiação de 3 mil reais pelo pódio.

O projeto

Orientado pelo Prof. Wânderson de Oliveira Assis, o trabalho consiste em apresentar um sistema que tem como objetivo “proporcionar ao idoso maior conforto e segurança e fornecer aos familiares do idoso informações e controle sobre as suas atividades do dia a dia”.

Para isso, o sistema desenvolvido pelo grupo inclui controle de desperdício de água, gás e iluminação, monitoramento de presença e monitoramento de quedas, além de possibilitar, via internet, em tempo real, o acesso às imagens das câmeras instaladas, possibilitando ainda a interação direta com o ambiente controlado.

A importância desse projeto pensado exclusivamente para um público direcionado, demonstra a evolução no conceito de automação residencial, “que proporciona conforto, economia e principalmente segurança e maior tranquilidade para os seus familiares”.

Esse projeto foi apresentado na Eureka 2013 e eleito pela AEXAM (Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia) como o melhor trabalho do curso de Engenharia de Controle e Automação do ano, por demonstrar viabilidade técnica e financeira.

2 comentários para “Mauá no pódio do 6.º Prêmio Caixa”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

15 de agosto de 2015 ás 13:29

Olá pessoal parabéns pela iniciativa, a automação residencial, sem dúvida é uma ótima forma de tornar as atividades do nosso cotidiano mais simples e atrativas, pressionando apenas um botão em seu smartphone você faz com que a sua casa se prepare para você, isto é, ligando a televisão, som ambiente, ar condicionado, ligando a cascata e espelho d’água, dimerizando as luzes, entre outros muitos recursos, é muito legal além de ser muito simples de se utilizar, você também pode verificar toda a sua casa de seu iPad, vendo as luzes acesas, o consumo, se os equipamentos de áudio e vídeo estão ligados, controlar e visualizar câmeras, entre outros, a única limitação do que se pode ser feito é a nossa própria criatividade. Abraços pessoal http://www.vivaautomacao.com.br

Wânderson O. Assis

24 de junho de 2014 ás 8:50

Parabenizo aos alunos da equipe, que muito se esforçaram para desenvolver um trabalho de qualidade… e que apresentaram com muita dedicação o projeto durante a Eureka e também na 10.ª EletroMetalCon em Londrina – PR.

Esse é o primeiro dos muitos prêmios que estes alunos certamente receberão durante sua carreira profissional.

Deixe um comentário