Os alunos recebem as orientações do Prof. Pacheco antes da reunião final com os dirigentes da FAMI

O curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia leva a sério a ideia de que o futuro administrador precisa vivenciar as diversas situações que viverá no mercado de trabalho e, só assim, ele poderá terminar o curso de graduação pronto para a realidade das empresas e da profissão.

Dessa forma, o curso de Administração da Mauá mantem os alunos em contato direto com as empresas para que eles conheçam as diferentes culturas organizacionais e possam estudar casos reais em sala de aula.

Pensando além, os professores da Mauá criaram uma nova possibilidade para os alunos estudarem esses casos, o Projeto Profissional de Melhoria Contínua de Qualidade. Todo esse nome quer dizer o quê? Agora, os alunos poderão saber como funciona determinada empresa (parceira da Mauá), analisar seus processos administrativos e conhecer o seu sistema organizacional a fundo. Com isso, eles identificam problemas e podem propor melhorias ou soluções práticas aos responsáveis pela empresa.

Essas soluções não ficam só no papel! Caso aceitas, elas serão implantadas e os alunos trabalharão como consultores para a empresa. Ambos os lados só têm a ganhar, uma vez que os alunos vivenciam o ambiente da empresa, lidando com situações reais, e a empresa recebe todo suporte e consultoria para que o seu negócio, equipe e know how evoluam.

Esse projeto teve início com a empresa FAMI, fabricante de produtos médico-hospitalares, na qual os alunos realizaram várias visitas e reuniões com os sócios proprietários, analisaram as problemáticas e fizeram uma reunião final para apresentação das propostas. Segundo o Professor José Alberto Pacheco Vieira, a ideia é levar esse projeto adiante para o segundo semestre e propor uma segunda fase da consultoria, para que os alunos aprendam na prática conceitos mais específicos.

No case da FAMI, os alunos dividiram-se em grupos, ficando cada grupo responsável por estudar um ponto específico da análise. Os alunos reuniram-se, constantemente, sob a supervisão do Professor Pacheco, que alinhou as ideias e os objetivos, preparando-os e oferecendo o suporte para que eles enfrentassem sozinhos as reuniões na empresa.

Essa oportunidade de vivenciar situações reais é mais um diferencial que agregará valor para o aluno do curso de Administração da Mauá, que estará mais bem preparado para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário para “Teoria aplicada na prática”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário