A ansiedade diante da primeira prova a ser realizada na Mauá é algo comum para quem está na primeira série da graduação, mas com o passar do tempo os alunos acostumam-se com o ritmo das aulas e das atividades propostas pelos professores.

Acostumados com o esquema de aulas e provas do Ensino Médio, alguns calouros não dão a devida importância para o conteúdo que será cobrado e deixam para se preocupar somente nas vésperas das provas.

O que todo aluno deve saber é que o importante é estudar para aprender e não somente para ir bem nas provas, pois quando o aluno empenha-se o ano inteiro para aprender ao máximo, sem deixar dúvidas pelo meio do caminho, ele estará preparado para todas as provas, sem passar por ansiedade ou desespero.

Para ajudar, separamos 5 dicas para o calouro não deixar o aprendizado para a última hora.

1 – ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS

Sem organização você não chega a lugar algum. Faça um plano de estudos, separando tempo definido para todas as matérias e cumpra o estabelecido. Aprender só depende de você, então deixe de adiar o início dos estudos e leve o ritmo das suas disciplinas a sério!

2 – BUSQUE INFORMAÇÕES EXTRAS

O professor tem a função de ensinar, passar a matéria proposta e esclarecer as dúvidas dos alunos. Contudo, não espere um conteúdo “mastigado”! Uma das funções do professor é fazer você pensar. Estude o material disponibilizado pela disciplina, inclusive a bibliografia extra.

Às vezes um autor ou professor não fala exatamente de um jeito que você entenda. Busque outros autores e outros professores! A Mauá tem professores que ensinam a mesma disciplina para diferentes turmas. Vá em busca deles! A biblioteca disponibiliza uma gama de livros. Ache o que você entenda melhor! Na internet também é possível encontrar conteúdo complementar, procure sites confiáveis e confirme o “achado” com o professor. Há muitas maneiras de obter conhecimento, ache a sua.

3 – FAÇA EXERCÍCIOS

Um atleta precisa treinar muito antes da competição, certo? Assim, não é a toa que os professores costumam passar listas de exercícios. Resolver exercícios é o seu treino! Faça todos que encontrar pela frente e não só os que os professores passam, mas os de provas anteriores e de livros da disciplina. Separe os que deixaram dúvidas para esclarecê-las com o professor e refaça-os. A famosa frase: “o treino leva a perfeição” nunca esteve tão certa!

4 – NÃO TENHA VERGONHA DE PERGUNTAR

Ficou com dúvida durante a aula ou não entendeu a explicação do professor para algum conceito ou exercício? Pergunte! Você está no ensino superior para aprender e se não for agora, quando será? Não tenha vergonha. Todas as dúvidas são válidas e é quase certeza de que mais alguém da sala está com a mesma. Ainda não entendeu? Espere até o final da aula e questione o professor particularmente. Tentou nos exercícios e não entendeu? Procure os atendimentos dos professores, marque um horário com um professor ou monitor. Com certeza alguém vai conseguir ajuda-lo. Não desista!

5 – VIVA FORA DA MAUÁ

Não há dúvida de que você deve estudar muito, mas não pense só nisso! Se você não separar um tempo para passear e pensar em outras atividades, vai se sobrecarregar e não absorverá mais nenhum aprendizado. Leve tudo com moderação e mantenha o foco!

 “O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” – Albert Einstein

1 comentário para “5 dicas para ir bem na P1”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Lucas Santana

3 de abril de 2014 ás 7:15

Esse post traduz exatamente o que é estudar na Mauá. 5 dicas que com os veteranos chamam de “aprender a estudar”.

Deixe um comentário