Muitas vezes ter um currículo invejável e notas acima da média não são suficientes para conseguir a vaga de emprego que você tanto deseja. Antes de ser uma questão de personalidade, não há dúvidas de que trabalhar o seu marketing pessoal é extremamente importante atualmente.

Um profissional que almeja uma boa colocação deve sim trabalhar a sua imagem, sua postura e sua conduta. Isso vai fazer com que você seja lembrado de maneira positiva e, dessa forma, ser recomendado pelos que o conhecem. Mais do que um bom currículo é necessário passar confiança para o seu chefe e seu cliente de forma clara e objetiva.

Independentemente de sua posição na hierarquia da empresa, é importante estar atento ao seu posicionamento perante as outras pessoas.

Separamos algumas dicas para ajudar na sua colocação no mercado de trabalho.

Tenha uma boa comunicação

Aprenda que não é necessário que você fale muito para ser ouvido e sim que você seja compreendido pelos seus ouvintes – chefes ou colegas de trabalho. O dom da oratória pode ser praticado e aos poucos você consegue se soltar para expor suas ideias, discutir opiniões e se fazer entender, percebendo sempre os melhores momentos para cada situação.

Quando você consegue se comunicar realmente (e não só falar), passa a ser referência na sua área.

Aprenda o português

O que adianta saber se comunicar se você não sabe como falar? Conhecer o português correto é obrigação de todo profissional. Em qualquer email, carta, documento, apresentação, etc., estamos representando nossa empresa e vai ficar muito feio para você se por acaso errar a escrita ou a fala de uma palavra. Tente sempre conhecer a língua portuguesa (antes mesmo de conhecer uma estrangeira) e as novas regras de ortografia.

Cuide da sua aparência

Aparência não é tudo, mas não podemos esquecer que é a primeira impressão. Vista-se bem, de acordo com o local de trabalho. Seja informal ou formal, uma pessoa bem arrumada e limpa passa mais confiança e simpatia para o mundo exterior.

Mantenha uma postura profissional

É importante sempre manter o meio termo. Ser o piadista e o brincalhão do trabalho pode atrapalhar na sua postura profissional perante os superiores e colegas, não passando uma imagem de seriedade e confiança no trabalho por mais capacitado que você seja. Em contrapartida, ser o rabugento e o sério também pode atrapalhar, passando a imagem de alguém que não consegue se socializar.

Fique no meio termo, sabendo dosar a informalidade quando possível e sendo formal quando necessário. Muitas vezes pode não parecer, mas durante o expediente, há pessoas observando e julgando a sua postura o tempo todo, então não confunda um ambiente de amigos com o ambiente de trabalho.

Exercite sua criatividade

Ser a referência para boas ideias é um ótimo complemento para o seu currículo profissional. Para isso, exercite sua criatividade, leia muito a respeito da área em que atua e mantenha-se conectado com o mundo, pois, dessa forma, os insights acontecerão naturalmente. Um profissional admirado é aquele que sempre traz boas ideias para a empresa e faz acontecer, gerando resultados. Não adianta reclamar dos problemas, pense diretamente na solução.

Humildade      

Independente do cargo que você ocupa no momento, seja sempre humilde com as pessoas ao seu redor. Estamos eternamente aprendendo e construindo nossa carreira aos poucos. Quem já sabe de tudo não tem nada de novo para mostrar, certo? Lembre sempre de substituir o “eu”, por “nós”. Ninguém faz nada sozinho, não esqueça.

E claro, todos que fazem parte da empresa em que você trabalha são importantes, desde o chefe até o porteiro. Sem qualquer um deles nada vai para frente, então trate todos com o devido respeito.

Nenhum comentário para “Dicas para melhorar o seu marketing pessoal”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário