Um estudante que pretenda ser um designer de alto nível deve, além de se dedicar ao curso de graduação, também buscar referências fora do “mundo universitário”. Eventos, seminários, cursos extras e networking são importantes para complementar o aprendizado adquirido em sala de aula.

Contudo, a melhor fonte de informações para obter novos conhecimentos ainda é o livro. É fácil identificar o aluno que lê muito, pois ele costuma ter boa desenvoltura perante os assuntos expostos, além de ser capaz de analisar vários pontos de vista. Uma pessoa que lê é uma pessoa que “vai longe”, pois demonstra uma “sede” de conhecimento sobre variados assuntos.

Questionamos a coordenadora do nosso curso de Design, Prof.ª Claudia Facca, sobre os principais livros que todo futuro designer deve ler. Confira as dicas a seguir.

Das coisas nascem as coisas – Bruno Munari

“Nesse livro clássico sobre metodologia de projetos são apresentados alguns pequenos problemas e outros mais complexos, sempre tendo em vista o que se deve fazer para resolvê-los. O leitor encontrará exemplos ao alcance de todos que tiverem o bom senso de fazer face aos problemas reais, aqueles que aparecem normalmente. O conhecimento do método de projetar, de como se faz para construir ou conhecer as coisas, é um valor liberatório: é um ‘faça você mesmo’.”

Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos – Bernhard E. Burdek

“Obra básica sobre o Design de Produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral. Define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.”

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias – Tim Brown

“Esse livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Esse não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.”

O Design do dia a dia – Donald A. Norman

“Um best-seller nos Estados Unidos, essa obra clássica sobre os aspectos cognitivos do design contém exemplos de bons e maus designs e apresenta regras simples que os designers podem usar para melhorar a usabilidade de objetos tão diversos como carros, computadores, portas e telefones.”

Princípios Universais do Design  – William Lidwell, Jill Butler, Kristina Holden

“Um dos primeiros guias de referência interdisciplinar da área. Livro ilustrado e fácil de consultar que combina explicações claras e exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao Design, à Psicologia, à Engenharia e à Arquitetura, em que os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e essenciais à criação.”

 

Boa leitura! 😉

Nenhum comentário para “5 livros que todo futuro Designer deve ler”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário