Todos nós sabemos que fazer um estágio durante o curso de graduação é extremamente importante, pois o conhecimento adquirido em sala de aula é aplicado diretamente no mercado de trabalho.
Depois de se candidatar a alguns processos seletivos, realizar testes online e de idiomas, chega o momento de aguardar os contatos para o agendamento da entrevista presencial.
E como se preparar para se sair bem na entrevista? Veja uma lista com algumas dicas importantes para serem colocadas em prática nesse momento.

Pesquisa sobre a empresa

O candidato deve procurar conhecer o máximo possível sobre a empresa na qual pretende estagiar. Busque notícias em jornais, revistas, visite o site e conheça o cenário do mercado em que a empresa atua. Procure também conhecer detalhes dos requisitos e atividades para a vaga que está concorrendo no processo seletivo.

Projetos desenvolvidos
Mesmo que o candidato não possua experiências anteriores, relembrar alguns resultados de projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico, atividades extracurriculares ou até mesmo trabalhos voluntários, também é ponto importante e quase sempre bem avaliado pelos entrevistadores.

Aparência e roupas
Para uma entrevista de emprego, menos é sempre mais: unhas aparadas, barba bem feita, maquiagem leve, cabelo penteado. Com relação às roupas, prefira sempre o social e cores neutras, assim, é mais fácil causar uma boa impressão para o entrevistador.

Entrevista em outro idioma
Quando um dos requisitos for o conhecimento de outro idioma, é interessante ler alguns textos, ouvir músicas ou assistir a um filme no idioma solicitado alguns dias antes, para ajudar a relembrar palavras e expressões que eventualmente surjam durante a entrevista.

Pontualidade
É importante que o candidato pesquise antes as alternativas de trajeto e transporte e no dia da entrevista programe-se para sair cedo de casa. Essa programação ajuda a evitar surpresas desagradáveis que podem acontecer no meio do caminho como trânsito, chuva, obras, entre outras. Se com isso acabar chegando adiantado, ótimo! Aproveite o tempo de espera para repassar mentalmente sua estratégia.

Currículo
Mesmo que o currículo não tenha sofrido nenhuma atualização em relação ao enviado ao entrevistador, é importante que o candidato disponha de algumas cópias para distribuição.

Postura
O candidato deve sempre falar de maneira natural e espontânea, mostrando energia e interesse ao falar e ao ouvir o que o entrevistador tem a dizer. Quanto à postura ao sentar, gestos e até o tom da voz podem dizer muito sobre o candidato, inclusive se ele está nervoso, por essa razão é importante que o próprio candidato tenha controle de tudo o que está fazendo no momento.

Ansiedade
Apesar de querer mostrar interesse e vontade de ser contratado, essa atitude muitas vezes pode ser confundida com ansiedade. Após a entrevista, aguarde calmamente o feedback no prazo que o entrevistador estipulou e não entre em contato com a empresa antes do término desse prazo.

Boa sorte nos processos seletivos!  🙂

Nenhum comentário para “Procurando Estágio – Como se preparar para uma entrevista”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário