Dicas para concentração nos estudos


Com a semana de provas se aproximando, além da ansiedade, aumenta também o volume de matérias para revisar e estudar.
Para ajudar nesse momento, em que muitos alunos ainda não têm um método de organização de estudos definido, foram reunidas algumas dicas importantes para serem colocadas em prática nesse período que antecede as provas.

– Revisar as matérias que foram passadas em sala de aula no mesmo dia

Além de evitar o acúmulo de matérias para estudar, revisar o conteúdo passado em sala de aula no mesmo dia fará com que o cérebro entenda que aquilo é importante e memorize com facilidade.

– Utilizar as aulas para entender as matérias e esclarecer dúvidas
Anotar as dúvidas que surgem durante as aulas para esclarecê-las logo em seguida com os professores resultará em menos dificuldade na hora de estudar para as provas.

– Manter todos os aparelhos eletrônicos desligados
As redes sociais podem ser importantes instrumentos para contribuírem com os estudos, desde que sejam acessadas com moderação. Deixar o celular por perto avisando sobre cada notificação recebida, seja no Facebook, Twitter, Instagram e Whatzapp contribuirá para a perda da concentração e do foco.

– Estudar em lugares organizados e tranquilos
Procurar estudar sempre em lugares organizados, silenciosos e com o mínimo possível  de trânsito de pessoas. É importante, também, que o local escolhido seja bem iluminado.

– Respeitar um ritmo de estudos
O período em que cada pessoa é mais produtiva é uma característica individual. O melhor, é deixar para estudar as matérias mais difíceis durante esse período. Uma parada para descanso é conveniente e ajuda a retomar o ritmo dos estudos.

– Fazer um planejamento de estudos
Utilizar uma agenda ou um smartphone para organizar e planejar os estudos é uma forma de ajudar a cumprir o planejamento até o final, antes de iniciar outras atividades. Após analisar o tempo disponível para os estudos, fazer programações realistas é fundamental para driblar o desânimo.

Bons estudos! 😉 

2 Replies to “Dicas para concentração nos estudos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.