Ultimamente, temos ouvido muito sobre tendências em Food Design, novas formas de concepção de alimentos, com soluções, que envolvam a funcionalidade do produto.

Neste ano, a Mauá trouxe essa tendência para os alunos de Engenharia de Alimentos, em parceria com o curso de Design de Produto, como uma disciplina eletiva, com duração de um ano, cujo objetivo é que os alunos desenvolvam produtos com essas características de food design.

“O Food Design alia a forma de pensar do designer (design thinking) ao processo de desenvolvimento alimentício. É uma nova maneira de olhar o produto e o contexto em que está inserido, partindo das necessidades dos usuários e dos problemas que existem hoje”, explica a Claudia Facca, coordenadora do curso de Design de Produto da Mauá.

O food design está bastante presente no nosso dia a dia e, ao contrário do que imaginamos, não é focado em beleza e criatividade. Os alunos desenvolverão uma linha de pensamento para alimentos em escala, que permite obter eficácia nos resultados com economia e benefícios.

O food designer não pode abrir mão da funcionalidade aliada à estética, devendo unir os  três principais motivos para a alimentação: instinto de nutrição, socialização e prazer sensorial ou experiência cultural.

Ainda vamos falar muito sobre esse assunto e a disciplina terá muito a acrescentar aos nossos alunos. 🙂

2 comentários para “Você sabe o que é food design?”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
NAYRA BERTES

22 de setembro de 2017 ás 9:32

Gostaria de ter mais informações como funciona. Cursos, o que atende quem pode fazer?

    2 de outubro de 2017 ás 9:34

    Olá Nayra!
    Nós agradecemos o seu contato! 😀
    A Mauá oferece cursos de Graduação em Administração, Design e 9 ramos de Engenharia (http://www.maua.br/graduacao), além dos cursos de Pós-Graduação (http://www.maua.br/pos-graduacao).

    Para fazer o curso de Graduação em Design, é necessário ter concluído o Ensino Médio. O curso é reconhecido com nota máxima (5) no MEC, além de possuir possibilidade de dupla diplomação, graças a uma parceria com a De Montfort University – DMU, na Inglaterra! Ele surgiu com o intuito de desenvolver as habilidades criativas dos alunos de forma a atender as necessidades dos usuários e gerar soluções estéticas e funcionais para produtos de pequena, média ou grande escala.
    A graduação em Design na Mauá tem abordagem técnica e prática, que exercita o raciocínio crítico e incentiva a pesquisa nas áreas do Design, preparando os alunos para se tornarem profissionais capazes de ter uma visão de todo o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, sendo capaz de melhorar diversos aspectos da sociedade. O curso também oferece a possibilidade de dupla diplomação pelo acordo de cooperação com a De Montfort University na Inglaterra.
    O profissional de design pode atuar nos mais variados ramos do mercado: no desenvolvimento de produtos e serviços para empresas, em escritórios de design ou agências de publicidade ou ainda como Designer Autoral, trabalhando no desenvolvimento da sua própria linha de produtos.
    Nós estamos à disposição, conte com a gente para esclarecer suas dúvidas!

Deixe um comentário