Ultimamente, temos ouvido muito sobre tendências em Food Design, novas formas de concepção de alimentos, com soluções, que envolvam a funcionalidade do produto.

Neste ano, a Mauá trouxe essa tendência para os alunos de Engenharia de Alimentos, em parceria com o curso de Design de Produto, como uma disciplina eletiva, com duração de um ano, cujo objetivo é que os alunos desenvolvam produtos com essas características de food design.

“O Food Design alia a forma de pensar do designer (design thinking) ao processo de desenvolvimento alimentício. É uma nova maneira de olhar o produto e o contexto em que está inserido, partindo das necessidades dos usuários e dos problemas que existem hoje”, explica a Claudia Facca, coordenadora do curso de Design de Produto da Mauá.

O food design está bastante presente no nosso dia a dia e, ao contrário do que imaginamos, não é focado em beleza e criatividade. Os alunos desenvolverão uma linha de pensamento para alimentos em escala, que permite obter eficácia nos resultados com economia e benefícios.

O food designer não pode abrir mão da funcionalidade aliada à estética, devendo unir os  três principais motivos para a alimentação: instinto de nutrição, socialização e prazer sensorial ou experiência cultural.

Ainda vamos falar muito sobre esse assunto e a disciplina terá muito a acrescentar aos nossos alunos. 🙂

Nenhum comentário para “Você sabe o que é food design?”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário