Uma empresa espanhola desenvolveu um sistema de placas iPaviment – que, instaladas no chão, oferecem conexão de internet sem fio em locais abertos e de tráfego intenso de pedestres.

As placas contém um processador de 5GB que se comunica com dispositivos móveis nas proximidades. Assim, quem passa pelo local consegue conectar-se à internet e, por meio de aplicativos disponíveis, pode receber informações sobre concertos, shows, bibliotecas e livrarias da cidade, além de avisos sobre descontos em lojas da região. O primeiro local no mundo a receber a calçada inteligente foi Madri.

As placas, feitas de carbonato de cálcio, medem 40×40 cm e pesam em média 24 kg. Segundo os desenvolvedores, o material é suficientemente resistente para ser utilizado inclusive em ruas com tráfego intenso de veículos sem interferir na propagação do sinal. Além disso, as placas são fabricadas em dois modelos: um liso e outro com ranhuras, para facilitar o deslocamento e acessibilidade de deficientes visuais.

Ainda em fase de testes em Madri, o iPavement pode chegar a mais cidades em julho.

 

Já imaginaram que bacana ter essa tecnologia no Brasil, para auxiliar nossos turistas em épocas de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas? 🙂

 

Veja o vídeo:

Fontes: http://www.psfk.com/2012/04/wifi-pavement.html
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/ipavement-wi-fi-direto-da-calcada.html

1 comentário para “Wi-Fi na calçada”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Aroldo

6 de junho de 2012 ás 14:44

A idéia, sem dúvidas, é muito interessante. No entanto, provavelmente se isso um dia vier a se tornar realidade no Brasil, é muito provável que dure poucos dias até que um bandido encontre um método para remover a calçada a fim de conseguir uns trocados pra comprar drogas.

Uma pena que qualquer possibilidade do país dar um passo a frente é totalmente destruída por pessoas que não dão qualquer contribuição para a sociedade.

Deixe um comentário